relevo submarino é aquele que está localizado abaixo dos oceanos e mares, ou seja, está coberto por águas. ... - É a continuação geológica do relevo continental. - É basicamente plana, havendo um declive leve em direção ao talude continental.
Localiza-se no oceano Pacífico, a leste das ilhas Marianas, na fronteira convergente entre as placas tectônicas do Oceano Pacífico e das Filipinas. Geologicamente, a fossa das Marianas é resultado geomorfológico de uma zona de subducção.
Com 2,5 mil km de comprimento e 69 km de largura, a Fossa das Marianas, localizada ao sul do Japão, marca a fronteira entre duas placas tectônicas. Ela chega a uma profundidade de até 11 mil metros.
Fossas abissais
Dorsal oceânica: constituída por cordilheiras submersas que se estendem pelo fundo oceânico. Muitas vezes as porções mais elevadas ultrapassam o nível do oceano ocasionando ilhas oceânicas.
Resposta: Relevo oceânico. Plataforma continental é a porção do fundo dos oceanos que chega, em média, a 200 metros de profundidade, apresentando largura variável. ... Planícies abissais são as regiões profundas e mais ou menos planas dos oceanos; Fossa oceânicas: são as regiões mais profundas dos oceanos.
Apesar de ambas constituírem a crosta da Terra, as crustas oceânica e continental são completamente distintas em composição, espessura e história geológica. A rocha magmática mais abundante na crusta oceânica é o Basalto.
A expansão do fundo oceânico é um processo geológico, que afirma que as estruturas dos fundos oceânicos seriam formadas de materiais provenientes do manto, por meio da ação das correntes de convecção.
O relevo do solo marítimo é composto pela plataforma continental, parte do continente submerso, o talude (fim da plataforma continental), o sopé continental (região de difícil identificação pois está na transição), e a bacia oceânica.
Outras substâncias que vêm sendo objeto de pesquisa mineral no fundo do nosso oceano são potássio (ES, BA e SP), diamante (BA), minério de ferro (BA) e sal-gema (ES).
A superfície terrestre é composta por diferentes tipos de relevo: montanhas, planícies, planaltos e depressões. O relevo corresponde às variações que se apresentam sobre a camada superficial da Terra.
O relevo submarino é classificado de acordo com as diferentes formas apresentadas: Plataforma continental, Talude continental, Bacia oceânica, Dorsais e Fossas abissais. A superfície terrestre apresenta uma grande variedade de formas e irregularidades.
O Relevo Submarino, seus compartimentos e características - Sofre grande ação das águas dos mares e oceanos. - Não é homogêneo, apresentando formas diversas (depressões, fossas, áreas planas e regiões mais elevadas). ... - Há grande presença de vida marinha (plantas e animais), pois há incidência de luz solar.
O relevo brasileiro possui grandes variações regionais, sendo constituído, principalmente, por planaltos, depressões e planícies. ... Seu processo de formação e transformação foi muito influenciado pelos fatores exógenos, ou seja, pelos agentes formadores e modeladores do relevo que atuam na superfície do planeta Terra.
A estrutura geológica do Brasil é formada por escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos. ... Isso ocorre porque o Brasil está localizado no centro da placa tectônica sul-americana, ou seja, numa zona estável que não apresenta abalos sísmicos.
planaltos
O relevo do Brasil possui baixas e médias altitudes, sendo que o mais predominantes o relevo caracterizado por planaltos, planícies e depressões. Esse relevo é predominantes em 90% do território brasileiro, terrenos elevados com altitudes maiores do que 300 metros.
Resposta. predominância de planaltos com escarpas e drepressão na região central.
Tem mais depois da publicidade ;) O território do Estado é composto por três unidades de relevo, planície litorânea, planaltos e depressões. A primeira se apresenta em uma estreita faixa litorânea, na qual se encontram a Serra do Mar, Paranapiacaba e Itatins e os morros e do Vale Ribeira.
Resposta: O relevo do Brasil tem formação muito antiga, resultando principalmente de atividades internas do planeta Terra e de vários ciclos climáticos. Apresenta diversos planaltos, planícies e depressões, decorrentes das formações da litosfera no Brasil.
O relevo brasileiro não apresenta elevadas altitudes. Cerca de 92% do espaço natural do país apresenta altitudes inferiores a 900 metros acima do nível do mar. Isso ocorre porque: ... c) Ocorrem frequentes terremotos, que aplainam o relevo.
Resposta: O relevo brasileiro é caraterizado por baixas e médias altitudes. As formas de relevo predominantes são os planaltos e as depressões (formações de origem cristalina e sedimentar). Ambos ocupam cerca de 95% do território, enquanto as planícies, de origem sedimentar, ocupam aproximadamente 5%.