A orientação temporal compõe-se pela capacidade do indivíduo em se situar em função da ocorrência (antes, durante, depois) e sucessão dos acontecimentos, da duração dos intervalos (noção de tempo longo/curto, ritmo regular/irregular, cadência rápida/lenta), da renovação cíclica dos períodos (dia, semana, meses, ano) e ...
Mas, como trabalhar as noções de tempo na escola, especificamente na Educação Infantil?
É a capacidade que o indivíduo tem de situar-se e orientar-se em relação aos objetos, às pessoas e ao seu próprio corpo em um determinado espaço. É saber localizar o que está à direita ou à esquerda; à frente ou atrás; acima ou abaixo de si, ou ainda, um objeto em relação a outro.
O que é ter noção espacial? Essa noção espacial é desenvolvida nas crianças a partir da experimentação. Sendo que a referência principal da criança é o próprio corpo. Como acontece com quase todos os aspectos do desenvolvimento infantil, cada criança desenvolve a noção espacial em um determinado ritmo.
Diga os nomes dos dias da semana. São eles: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo. Fale que dia é hoje! Escreva os dias da semana em folhas diferentes (ou cartões) e peça à criança para que os ordene corretamente. Use uma mesa ou pendure as folhas na parede.
O objetivo da atividade é que os alunos sejam capazes de reconhecer unidades básicas do tempo como dias, semanas e ano. ... Explique que o calendário é um instrumento utilizado para medir e representar graficamente o passar do tempo. O calendário faz a contagem dos anos, dos meses, das semanas e dos dias.
Oficialmente, é o útimo dia. Além dela, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) também qualifica o domingo como último dia da semana . E, consequentemente, a segunda-feira como primeiro.
Foi a 7 de março do ano 321 que o Imperador Constantino proclamou o domingo como dia de descanso, com o objetivo de organizar o calendário semanal. Dia do Deus Sol, divindade oficial do Império nesta altura, e que explica a designação utilizada pelas línguas germânicas para este dia.
Na língua portuguesa, a origem dos nomes dos dias da semana vem da Idade Média. O domingo, derivado do latim "dies Dominica", dia do Senhor, é considerado o último da semana para os cristãos. ... "O termo latim fillius ecclesiae significa filho da Igreja, da assembléia.
O domingo veio de dies domini (“dia do senhor” em latim) e o sábado, do hebraico “sabbath” (descanso). Ninguém sabe por que todos os países latinos seguiram a ordem sobre o fim de semana, mas só Portugal obedeceu sobre os dias normais.
Édito de Constantino – Wikipédia, a enciclopédia livre.
(10) Contudo, o sétimo dia da semana é o shabbãth, sábado, consagrado a Javé, teu Deus. Não farás nesse dia nenhum serviço, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu escravo, nem tua escrava, nem teu animal, nem o estrangeiro que estiverem morando em tuas cidades.
Os batistas do sétimo dia são batistas que observam o sábado, o sétimo dia da semana, como dia santo ao Senhor.