A nova palavra composta é formada a partir da junção de duas ou mais palavras simples ou radicais e possui um significado próprio. ... Ocorre a junção de dois ou mais radicais, sem que haja alteração desses elementos formadores.
Quando estão unidos por hífen, formam uma palavra com um significado diferente das partes. Exemplos: cachorro-quente, alto-falante, mesa-redonda, alto-mar, sangue-frio, má-fé, lugar-comum, meio-termo, meia-voz, meia-estação, meio-irmão, baixo-relevo, criado-mudo.
Os adjetivos podem ser classificados em: a) Adjetivos primitivos: são aqueles constituídos por um radical e não possuem acréscimo de sufixo e/ou prefixo derivacional. b) Adjetivos derivados: são construídos a partir de outros radicais por meio do acréscimo de sufixo e/ou prefixo derivacional.
adjetivo Que tem elegância, distinção na forma de vestir e de se portar: trajo elegante; aparência elegante; comportamento elegante. Definito por ser harmônico, leve, natural: concerto elegante. De movimentos graciosos, gosto requintado, senso estético primoroso.
O adjetivo simples é formado por somente um radical ou palavra. É a classe de palavras que expressa qualidade, aparência, propriedade ou modifica os substantivos.
1)adjetivo Exageradamente novo; que existe há pouco tempo. Último; o que existe de mais atual: novo romance de escritor. Novíssimo continente. 2)O adjetivo relaciona-se a um substantivo e, por isso, pode desempenhar as funções sintáticas de adjunto adnominal ou de predicativo. ...