Já a margarina é obtida pela hidrogenação de óleos vegetais, que possuem gorduras insaturadas, a uma temperatura bastante elevada, que transforma a gordura original em parcialmente saturada e trans (hidrogenadas).
Atualmente, a margarina é produzida a partir uma grande variedade de óleos vegetais parcialmente hidrogenadoa, geralmente misturadas sal, água e emulsionantes. Pelo processo de hidrogenação, converte-se uma pequena parte das gorduras insaturadas em trans-saturadas (a chamada gordura trans).
A verdade é que, embora a maioria das margarinas não tenham mais gordura trans (se você não conhece, leia mais aqui), atualmente elas usam a gordura interesterificada, que é obtida a partir da mistura de óleo vegetal totalmente hidrogenado (gorduras trans) e óleos vegetais líquidos.
Ambas são ricas em gorduras, porém a manteiga contém colesterol e uma quantidade maior de gordura saturada. Já a margarina tem maior teor de gordura insaturada em sua composição e, por ser um produto de origem vegetal, não possui colesterol.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de margarina ao invés da manteiga. Essa recomendação é feita porque a manteiga é rica em gordura saturada e colesterol, substâncias frequentemente relacionadas ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
A manteiga: Traz mais benefícios nutricionais do que a margarina (e os que a margarina tem foram adicionados artificialmente!). É mais saborosa que a margarina e pode melhorar o sabor de outros alimentos. Existe há séculos e a margarina há menos de 100 anos.
Se a opção mais saudável é consumir o creme vegetal estilo a Becel em relação à margarina. ... A diferença entre a margarina e o creme vegetal é que o creme vegetal possui água + óleos vegetais ou gorduras vegetais como ingredientes. A margarina, além desses ingredientes, possui leite junto.
Os óleos de Becel contém naturalmente ômega 6, que é bom para o coração e contribui para a manutenção de um nível de colesterol saudável no sangue. Aliado à uma dieta equilibrada, exercício e um estilo de vida saudável. Becel têm vitaminas A e E. Becel é excelente para passar no pão ou dar um toque aos seus pratos.
Olá, Dê preferência a margarinas com fitoesteróis que ajudam na redução do colesterol. A Becel pro-active é um exemplo. Os fitoesterois contêm substâncias antioxidantes e estudos recentes têm indicado a importância deles para quem quer controlar as taxas de colesterol no organismo.
Iogurtes, creme vegetal, nozes, amêndoas, óleo de girassol e de canola, por exemplo, são alguns exemplos de alimentos com fitoesteróis – o brasileiro consome em média de 100 a 400 mg dessa substância por dia, sendo o que o ideal é ingerir de 1 a 3 gramas.
E o que são os fitoesteróis? São substâncias gordurosas semelhantes ao colesterol, produzidas pelas plantas e presentes em óleos vegetais, sementes, grãos, frutas e hortaliças. Os fitoesteróis competem com o colesterol consumido na dieta e diminuem a absorção intestinal do colesterol ruim, o LDL.
Margarina. Não se deve usar manteiga, mas sim margarina especiais. Já há no mercado margarinas com esteróis vegetais (fitosteróis) que comprovadamente ajudam a baixar os níveis de colesterol LDL. As duas marcas mais famosas são Becel pro-activ® e Benecol®.
A alimentação para colesterol alto deve ser pobre em alimentos com gordura, industrializados e açúcar, isso porque esses alimentos favorecem o acúmulo de gordura nos vasos. Assim, é importante que a pessoa dê preferência a alimentos ricos em fibras, frutas e vegetais.
Dra. Rosana explica que quanto mais branco o açúcar, menos nutrientes ele tem, então o açúcar demerara e o mascavo são opções melhores que o refinado e o de confeiteiro, por exemplo. O mascavo não passa pelo processo de refinamento, é o mais escuro, portanto o que preserva mais os nutrientes e minerais. Boa tarde!
"Os doces devem ser evitados por quem precisa controlar os níveis de colesterol, assim como os outros alimentos gordurosos.