As bactérias saprófitas e várias espécies de fungos são os principais responsáveis pela decomposição de materiais orgânicos mortos. Estes microrganismos utilizam as proteínas e os aminoácidos como fonte para suas próprias proteínas e liberam o excesso de nitrogênio sob a forma de amônio (NH4+).
A nitrificação é um processo químico-biológico de formação de nitrito no solo pela ação conjunta de bactérias quimiossintetizantes nitrificantes, pela ação de conversão da amônia em nitrato, ocorrendo em duas etapas.
As bactérias nitrificantes fazem parte dos grupos α, β, e γ-proteobactéria e são responsáveis pela oxidação da amônia a nitrato via nitrito (nitrificação) e seguido pela desnitrificação, que reduz o nitrato a nitrogênio gasoso, processos que também reduzem o nível de amônia nos tanques de cultivo.
Abaixo vou explicar um pouco que aprendi sobre bactérias nitrificantes e desnitrificantes. ... Bactérias Nitrificantes transformam a amônia em nitritos e depois para nitratos. Essas bactérias são QUIMIOSSINTETIZANTES, ou seja, ocorre uma reação que produz energia química que é utilizada no metabolismo da bactéria.
Casca de ovo Rica em cálcio, a casca do ovo pode ajudar muito no crescimento das plantas. Para usar como adubo, basta triturar as cascas – no liquidificador ou com um pilão – e quando elas estiverem como uma farofa, polvilhe sobre o substrato. "O cálcio vai sendo absorvido conforme a planta for regada", explica Gabi.
A pulverização nas plantas deve ser realizada, após elas terem sido irrigadas, nas temperaturas mais amenas do dia (pela manhã). Já como cobertura lateral, devem ser utilizados 1,59 kg de nitrato de cálcio em 30,48 metros. A aplicação deve ser feita no solo, sem que o fertilizante entre em contato com as plantas.
12 alimentos que podem virar adubo
Restos de peixes Os restos de peixe e de crustáceos — como camarão, siri, caranguejo etc. — são ricos em nitrogênio. Assim, são muito bons para adubar lavouras que precisam muito desse nutriente, como o milho e o tomate. É importante que os restos não fiquem expostos ao ar para não apodrecerem.