O período no qual a mulher começa a sentir as primeiras contrações é chamado de pródromos, o famoso "alarme falso". Neste período, elas são irregulares - uma a cada 10 ou 20 minutos - e o período de duração é diferente para cada mulher e para cada gestação, podendo durar horas ou até mesmo mais de um dia.
As metrossístoles, a força de contração do diafragma e a parede abdominal se associam ao se contrair gerando a compressão do útero de cima para baixo e de frente para trás. O intervalo das contrações uterinas diminui cada vez mais e sua intensidade aumenta, até que ocorram 5 contrações a cada 10 minutos.
PERÍODO PREMONITÓRIO Caracteriza-se por adaptações fisiológicas, com duração extremamente variável, que antecedem o trabalho de parto. Observa-se aumento gradual da atividade uterina – contrações com rítmo irregular, incoordenadas, por vezes dolorosas.
Como você pôde observar no tema, os cuidados imediatos prestados aos recém-nascidos são: avaliação da vitalidade; desobstrução das vias áreas su- periores; evitar o resfriamento e promover o aquecimento; curativo do coto umbilical; identificação do recém-nascido; credeização; administração de vi- tamina K; e ...
Manter a temperatura corporal entre 36,5 e 37,0ºC, mantendo temperatura ambiente de 26ºC. Monitorizar a oxigenação, através da saturação (Sat) de O2. Manter a permeabilidade das vias aéreas, aspirar boca e nariz, caso seja necessário.