No período refratário absoluto o canais sódio dependentes da voltagem estão inativados, portanto nessa situação não è possível fazer com que ele dispare outro potencial de ação. No período refratário relativo os canais sódios estão fechados, mas podem ser aberto por um estimulo que ultrapassa o limiar.
O potencial de ação se caracteriza por três etapas distintas: Despolarização, repolarização e hiperpolarização. Vamos por etapas. ... Ao serem abertos os canais de potássio, a célula entra no processo de repolarização, onde ele volta a sua negatividade, pela saída de da mesma.
Os íons cálcio são necessários à solução extracelular para transmissão sináptica por que: a) entram no terminal nervoso pré-sináptico em decorrência da despolarização e estimulam as vesículas sinápticas para liberarem seu conteúdo na fenda sináptica.
Quando um impulso nervoso chega ao botão pré-sináptico, os neurotransmissores são liberados na fenda sináptica. Eles passam por difusão através da sinapse e atingem o neurônio pós-sináptico, ligando-se a receptores de membrana.
2a Questão (Ref.: Pontos: 0,0 / 0,1 Qual alternativa descreve melhor o papel do cálcio na transmissão da informação pelos terminais pré-sinápticos? A chegada do potencial de ação aos terminais pré-sinápticos provoca a liberação do cálcio na fenda sináptica. ... Esse cálcio é então liberado na fenda sináptica.
Se o sinal produzido na membrana pós-sináptica for a despolarização, iniciando o potencial de ação, então será uma sinapse excitatória. Se o sinal produzido na membrana pós-sináptica for de hiperpolarização, a ação resultante será inibitória do potencial de ação, portanto nesse caso há uma sinapse inibitória.