A paralisia periódica (PP) é entidade caracterizada clinicamente por episódios autolimitados de fraqueza muscular relacionados com alterações do nível sérico de potássio. Sua fisiopatologia está ligada a defeito funcional do canal de sódio, tornando a membrana muscular despolarizada e consequentemente inexcitável.
Os episódios são desencadeados pelo repouso após o exercício, jejum e exposição ao frio. Outros fatores podem incluir a ingestão de alimentos ricos em potássio, stress, infecção, glicocorticóides, anestesia e gravidez. Manter o exercício alivia os sintomas.
É a dieta com quantidades reduzidas de potássio. Principal íon carregado positivamente no meio intracelular (98%) e presente em pequenas quantidade no meio extracelular (2%). -Balanço hidroeletrolítico (bomba de sódio-potássio);
O ideal é que o paciente com insuficiência renal coma apenas cerca de 1 bife pequeno de carne ao almoço e ao jantar, e 1 copo de leite ou de iogurte por dia. No entanto, essa quantidade varia de acordo com a função do rim, sendo mais restritiva para aquelas pessoas em que o rim já quase não funciona.
Como se prevenir Cuidar dos rins significa ficar longe de doenças renais. Para prevenção, uma das principais dicas é adotar uma dieta menos salgada. “Nós aqui no Brasil comenos em torno de 12 gramas de sal por dia, quando o adequado seria em torno de 2 gramas de sal/dia. O sal tem um efeito de reter mais água.
Remédios de farmácia e naturais para Dor nos Rins
A planta quebra-pedra, cientificamente conhecida como Phyllanthus niruri, é utilizada para tratar pedras nos rins, pois reduz o crescimento dos cristais que formam as pedras renais e reduz o crescimento das pedras já existentes nos rins.
Sódio – presente em alimentos ultraprocessados, como embutidos, enlatados, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e outras guloseimas. Estes, aliás, são os alimentos que prejudicam os rins de forma mais severa. Prefira produtos frescos e habitue-se a cozinhar sem ou usando muito pouco sal.
A pipoca pode sim fazer parte da dieta de uma pessoa com pedras nos rins porque o petisco possui pouquíssima quantidade de oxalato de cálcio, uma substância que, em excesso, pode provocar os cálculos. Além disso, o alimento é uma excelente fonte de fibras, consideradas excelentes no combate às pedras nos rins.
Para os insuficientes renais crónicos em tratamento em diálise o consumo de café deverá ser moderado, tendo em conta teor em potássio que contém e a quantidade de líquidos a ingerir por dia. Se tiver hipertensão arterial deverá optar pelo descafeinado.