A pangastrite enantematosa leve, que também é conhecida como pangastrite endoscópica enantematosa leve, ocorre quando uma ou mais lesões estão presentes na mucosa do estômago, causando dor e às vezes inchaço na região do abdômen. Os casos mais graves da doença são classificados como pangastrite enantematosa moderada.
A gastrite enantematosa, também conhecida como pangastrite enantematosa, é uma inflamação na parede do estômago que pode ser causada por uma infecção pela bactéria H.
Logo, gastrite enantematosa é uma inflamação com lesão da mucosa do estômago. Pangastrite: significa um inflamação difusa, acometendo grande parte do estômago. Gastrite erosiva: é uma forma mais grave de gastrite, com erosão superficial da parede do estômago. Essa lesão é menos profunda que a ulcera.
O tratamento para gastrite enantematosa inclui medicamentos antiácidos ou protetores gástricos, antibióticos para eliminar a bactéria Helicobacter pylori, quando essa for a causa da gastrite e alteração dos hábitos alimentares, evitando alimentos gordurosos e outros que irritam o intestino.
Nas gastrites agudas causadas por álcool ou medicamentos e nas gastrites causadas pela bactéria HP, tratamentos de uma a duas semanas são habitualmente suficientes. Pacientes mais sintomáticos, no entanto, podem ter a necessidade de tratamentos mais longos, com cerca de um a dois meses.
Carnes como a maioria dos peixes, peito de frango e outras carnes magras também são permitidas. Quanto aos carboidratos, eles não são restringidos, principalmente em pacientes magros, mas se possível, você deve-se dar preferencia aos com baixo teor de gordura associado. Da pra comer bem e cuidar da sua saúde!
Alguns remédios caseiros que podem ajudar a aliviar o desconforto da gastrite são:
O tratamento da gastrite crônica pode ser feito com o uso de medicamentos protetores gástricos, que são aqueles que formam uma barreira protetora para impedir que o ácido gástrico atinja as paredes do estômago, facilitando a cicatrização das feridas e diminuindo a inflamação.
Como aliviar a Gastrite?
No tratamento da gastrite nervosa é aconselhado o uso de remédios anti-ácidos como o Pepsamar ou que diminuem a produção de acidez do estômago, como Omeprazol ou Pantoprazol, por exemplo, que devem ser recomendados pelo médico.
A gastrite nervosa também pode ser tratada com ajuda de remédios naturais, como os chás de camomila, flor de maracujá e alfazema, que funcionam como calmantes naturais.
Sintomas: como identificar a “gastrite nervosa”?
A gastrite acontece quando o revestimento do estômago está inflamado devido ao uso excessivo de álcool, estresse crônico, uso de anti-inflamatórios ou qualquer outra causa que afete o funcionamento do estômago. Dependendo da causa, os sintomas podem surgir de repente ou ir piorando ao longo do tempo.
Os sintomas costumam melhorar ainda na primeira semana, a cicatrização da mucosa pode demorar até 8 semanas.
Gastrite aguda Esse tipo de gastrite é passageiro e permanece por poucos dias. Trata-se de uma inflamação aguda quase sempre secundária ao uso de álcool, aspirina e anti-inflamatórios.
O Omeprazol é indicado para tratar esofagite de refluxo, gastrite, úlcera gástrica e úlcera duodenal. Ele também funciona como um protetor gástrico para quem vai usar medicamentos que “machucam” o estômago.
Quem não deve usar O omeprazol não deve ser utilizado em pessoas com hipersensibilidade a esta substância ativa ou a qualquer componente presente na fórmula, nem com problemas graves no fígado. Além disso, também não deve ser usado em mulheres grávidas, lactantes ou crianças com idade inferior a 1 ano.
O ideal é seguir a recomendação como escrito na receita do seu médico, o Omeprazol pode ser usado tanto os 2 comprimidos pela manhã em jejum, quanto 1 comprimido a cada 12 horas, isso depende da indicação clínica, ou seja, depende dos sintomas relatados por você em consulta com seu médico.