Para Durkheim, o trabalho é um fato social presente em todos os tipos de sociedade, ou seja, o trabalho é algo que se impõe a nós indivíduos, independente da nossa vontade. A divisão social do trabalho, para este autor, promove a coesão social e, por isso, deve ser preservada.
Trata-se de uma divisão produtiva em âmbito internacional, onde os países emergentes ou em desenvolvimento, exportadores de matéria-prima, com mão-de-obra barata e de industrialização quase sempre tardia, oferecem aos países industrializados, economicamente mais fortes, um leque de benefícios e incentivos para a ...
A divisão internacional do trabalho, portanto, caracteriza a interdependência entre as atividades econômicas realizadas em diferentes partes do Globo e o papel que cada país ou cada região ocupa na economia mundial, Considerando o que produz, o que exporta e o que importa, entre outros aspectos.
A participação do Brasil como país agroexportador na divisão internacional do trabalho ganha ainda mais força nestes primeiros anos do século atual com as políticas de produção dos chamados biocombustíveis, demandando maior produção agrícola para a exportação de commodities.
A DIT(divisão internacional do trabalho) teve um papel importantíssimo desde durante a 1° e 2°revolução industrial no sistema colônia/metrópole na 1°revolução a colônia enviando materia-prima,metais preciosos e gêneros tropicais e a metrópole transformando em manufatura e na 2° revolução pegando as mesmas coisas da ...
A Divisão Internacional do Trabalho (DIT) é caracterizada pela especialização técnica na produção mundial de produtos. A DIT (Divisão Internacional do Trabalho) é a distribuição da produção econômico-industrial internacional.
Resumidamente, a DIT passou por três sucessivos períodos. O primeiro ocorreu durante o chamado Capitalismo Comercial, o segundo, durante o Capitalismo Industrial; e o terceiro, durante o Capitalismo Financeiro.
Estabeleceu-se, então, o que denominamos DIT clássica, que caracteriza as relações entre os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos não industrializados. Nesse mesmo período, com a industrialização de alguns países subdesenvolvidos, outra DIT passou a conviver com a DIT clássica.
Países desenvolvidos: investimentos, empréstimos e produtos de alta complexidade tecnológica. Países subdesenvolvidos: produtos primários, produtos industrializados de baixa complexidade e mão-de-obra a baixos custos. Países em desenvolvimento: juros, lucros e produtos industrializados.
Verificado por especialistas