Dos dois, o torque é o responsável pela capacidade do motor produzir força motriz, ou seja, o movimento giratório. É essa força que faz o veículo sair da inércia, arrancar e vencer ladeiras íngremes sem que você precise efetuar muitas trocas de marchas.
O torque do motor é calculado multiplicando a força aplicada (F) pela distância do centro do eixo (d), também chamado de braço de alavanca. Quanto mais distante a força aplicada estiver do eixo, maior será o torque. Nesse cálculo é importante observar o sinal da rotação produzida.
Para se determinar o valor do torque de aperto de um parafuso, é usualmente utilizada uma equação simplificada, conforme abaixo: T = D x K x P, onde: T = Torque de aperto (Nm); D = Diâmetro nominal da rosca do fixador (mm);
A potência efetiva pode ser estimada em função da força tangencial FBy e da velocidade angular Ω do ponto P1 (Equação 8). rotação na árvore de manivelas (rotação do motor), rps....Potência efetiva.
Para estimar a eficiência de redutores ou motorredutores de engrenagens helicoidais basta considerar que cada estágio de redução tem eficiência aproximada de 98%. Dessa forma um redutor de 3 estágios tem eficiência de 0,98^3 = 0,94 ou 94%. Para redutores de coroa e rosca é preciso consultar o catálogo do fabricante.
O módulo do momento (M) é definido como sendo o produto do módulo da força (F) pela distância (d) entre a linha de ação da força e o eixo. A unidade de momento de uma força no sistema internacional de unidades é N.m.
O momento resultante em relação a um determinado polo é igual à soma algébrica dos momentos de todas as forças aplicadas no objeto, em relação ao mesmo polo.
Observe que para calcular o momento fletor é necessário antes de tudo saber qual a intensidade das reações de cada apoio. Ao cortar a viga para fazer o calculo do momento fletor, neste ponto de corte surgem as forçar internas, Força Normal (N), Força de Cisalhamento (V) e Momento Fletor (M).
Para calcular a força normal de um objeto que está em repouso numa superfície plana, utiliza-se a seguinte expressão:
P = m . g . cos θ
Como sabemos, a força de atrito é determinada pela seguinte equação matemática: Fat = μ. N, onde μ (mi) é o coeficiente de atrito entre o corpo e a superfície que ele se encontra.
Força de atrito cinético Quando a força aplicada for maior que a força de atrito de destaque, o corpo entrará em movimento. A partir desse momento, o atrito deixa de ser estático para se tornar cinético, ou seja, o atrito cinético é o atrito que ocorre quando os corpos estão em movimento.
Dependendo da superfície e do corpo, há dois tipos de força atrito: atrito estático e o atrito dinâmico. Note que a força de atrito será ligeiramente maior quando o corpo está a ponto de se deslocar (atrito estático) do que quando ela está em movimento (atrito cinemático ou dinâmico).
Esta força chama-se atrito, ou resistência ao movimento. O atrito é, em alguns casos, necessário e útil, como nos sistemas de freio, e em outros casos indesejáveis, porque dificulta o movimento e consome energia motriz sem produzir o correspondente trabalho.
A força de atrito surge quando as superfícies de dois corpos estão em contato. A sua determinação depende da força Normal e do coeficiente de atrito. O atrito é um tipo de força que está presente quando duas superfícies entram em contato.
substantivo masculino Resistência contrária em relação ao movimento de dois corpos que estão em contato: força de atrito. [Figurado] Falta de entendimento; em que há conflito, desavença; choque: teve um atrito com o dono da empresa e foi mandado embora. Fricção entre dois corpos, geralmente duros ou ásperos; fricção.