O primeiro movimento antropológico com pretensão científica foi promovido a partir da década de 1870 e liderado pelo biólogo inglês Edward Burnett Tylor e pelo geógrafo e biólogo Herbert Spencer. O geógrafo e antropólogo inglês Edward Burnett Tylor é considerado, junto a Herbert Spencer, um dos primeiros antropólogos.
Em termos historiográficos, podemos supor o nascimento da antropologia propriamente dita com o advento das "Regras do Método Sociológico", em 1895, de Émile Durkheim, o qual define o “Fato Social” e os métodos para sua apreensão.
Em meados da década de 1970, Roy Wagner, no seu livro The Invention of Culture, toma a antropologia como disciplina que inventa a cultura a partir da cultura.
A ideia de antropologia reversa pode ser ampliada pela de “antropologia simétrica”, expressão de Bruno Latour para se referir à necessidade de tomar os modernos como nativos – o que exige recusar a separação prévia, e modernista, entre a natureza supostamente dada e a cultura supostamente construída.
O exercício de tradução de uma cultura para outra se dá como invenção, uma vez que coloca o objeto de estudo nos termos particulares da cultura do sujeito que a estuda.
A cultura que Wagner busca parece, portanto, ser real em oposição a ideal. ... Seu esforço parece ser o de estabelecer uma ponte entre o universo da linguagem e o universo das coisas.
Principais Antropólogos Franceses: -Bruno Latour. -Claude Lévi-Strauss. -Claude Meillassoux.
Quais foram os principais pensadores da antropologia enquanto ela se desenvolvia como disciplina filiados ao evolucionismo cultural a. Castro, Durkhein e Foucault. Castro, Frazer e Tácito. ...