Nas lentes convergentes, os raios de luz incidem paralelos ao eixo principal e, após sofrerem refração, se concentram em um único ponto, este ponto é o foco. O foco das lentes convergentes é classificado como foco real, pois é fruto do encontro dos raios de luz refratados.
Resposta. As lentes convergentes tem uma curvatura para o exterior, como o nome indica, fazem convergir (aproximar) os raios de luz. As lentes divergentes, apresentam uma concavidade, como o nome indica fazem divergir (afastar) os raios de luz.
Ex.: Projetores. 4. Quando o objeto (representado em azul) é posicionado sobre o foco da lente, não é formada uma imagem, pois os raios refratados são paralelos e nunca se cruzam para formar uma imagem do objeto.
Portanto, podemos concluir que todo raio de luz que incide em uma lente delgada, passando exatamente sobre o seu centro óptico O (centro geométrico), consegue atravessá-la sem sofrer qualquer desvio.
1) Quando o objeto é posicionado antes do ponto antiprincipal, a lente forma uma imagem real, invertida e menor que o objeto. ... 4) Quando o objeto é posicionado sobre o foco da lente, não é formada uma imagem, pois os raios refratados são paralelos e nunca se cruzam para formar uma imagem do objeto./span>
Toda lente, seja ela convergente ou divergente, tem três elementos principais: foco, antiprincipal e centro ótico. A linha vertical é uma lente convergente e a linha horizontal é traçada bem ao meio da lente. Dessa forma, o ponto ótico (O) é sempre marcado no encontro das duas linhas, ou seja, no centro da lente./span>