A BNCC determina interações e brincadeiras como os eixos estruturantes na educação infantil. ... São eles: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer. Notamos que são todos verbos de ação e poderíamos nos perguntar porque isso acontece. O fato é que essas ações acontecerão nos campos de experiência.
Quando a BNCC fala especificamente do componente curricular Língua Portuguesa, ela propõe quatro grandes eixos: leitura/escuta; produção (escrita e multissemiótica); ... análise linguística/semiótica (reflexão sobre a língua, normas-padrão e sistema de escrita).
Os objetos de ensino são o sistema alfabético e os comportamentos leitores e escritores. Estratégia de ensino Leitura e escrita feitas pelo professor, produção de textos, leitura (individual e coletiva) dos próprios estudantes e reflexão sobre a língua.
Vida Cotidiana: Refere-se à participação em situações de leitura e escrita em que o contexto são atividades vivenciadas no dia a dia de crianças nos ambientes doméstico e escolar.
Os campos de atuação são as áreas de uso da linguagem, na vida cotidiana. ... Nesse caso, trata-se de gêneros textuais e usos da linguagem com predominância da atuação artístico-literária.
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.