Os raios X são ondas eletromagnéticas que possuem a capacidade de atravessar corpos de baixa densidade e são absorvidos por materiais de densidade maior. O raio X é um tipo de radiação eletromagnética com frequências superiores à radiação ultravioleta, ou seja, maiores que 1018 Hz.
O raio-X de tórax PA permite avaliar as estruturas dessa região como os pulmões, o tamanho e a contorno do coração, mediastino, pleura, diafragma e os ossos da caixa torácica (costelas, esterno e vértebras), inclui-se ainda os grandes vasos e a traqueia.
A incidência radiológica, por sua vez, está relacionada à incidência da radiação oriundo do aparelho de raio x. É onde a radiação entra e onde ela sai após ser direcionada para parte do corpo a ser gravada.
Incidência axial - É quando RC (RAIO CENTRAL) atinge o filme com algum grau angulação; 2. Incidência tangencial - É quando o RC toca apenas um ponto ou parte do corpo; 3.
é o ponto em que um raio de luz toca uma superficie.
O raio de luz que incide sobre qualquer objeto é conhecido como raio incidente. O ângulo de incidência (i) é o ângulo formado entre o raio incidente e a direção normal à superfície (Figura 1).
A reflexão especular da luz ocorre em superfícies lisas e polidas. A luz é refletida numa só direção. Os raios que incidem paralelos entre si, permanecem paralelos após a reflexão. Exemplo: espelho, metais, vidros e na reflexão da paisagem na superfície do lago.
Quando a luz se propaga em meios homogêneos e transparentes, podem–se observar três princípios da óptica geométrica que são fundamentais para a compreensão de muitos fenômenos. São eles: princípio da propagação retilínea, princípio da independência dos raios de luz e princípio da reversibilidade da luz.
Óptica geométrica é a parte da Física responsável pelo estudo da luz e dos fenômenos associados a ela, considerando que sua propagação ocorre por meio de raios de luz. A Óptica é a parte da Física responsável pelo estudo da luz e dos fenômenos associados a ela.
A Óptica é o ramo da Física que se dedica ao estudo de fenômenos relacionados à luz. Nessa importante parte da Física, são estudados os fenômenos da refração, reflexão, difração, dispersão, formação de imagens em espelhos e lentes, interação entre a luz e os objetos e os diversos instrumentos ópticos.