Ectasia é a dilatação ou distensão de órgão que apresenta estrutura tubular. Há vários tipos, como as ectasias vasculares ou bronquiectasias, que é ectasia em brônquios.
Possíveis causas Além disso, outras causas que aumentam o risco de desenvolver ectasia da aorta são sofrer de aterosclerose, hipertensão, diabetes, colesterol alto, estenose aórtica ou doenças genéticas relacionadas com o tecido conjuntivo, como Síndrome de Turner, Síndrome de Marfan ou Síndrome de Ehlers-Danlos.
Algumas relações pode contribuir para que ocorra essa dilatação, dentre elas a aterosclerose, doenças do tecido conjuntivo como a Sindrome de Marfan e Ehlers-Danlos, problemas com a válvula aórtica, infecções não tratadas como sífilis e lesões traumáticas.
1 Faculdade ou capacidade de perceber sensações; sensibilidade. 2 Percepção do sentimento da beleza.
AISTHESIS (do grego) refere-se a sensível, sensitivo. Estesia é o estado de mobilização sensorial ao qual nosso organismo é submetido para perceber as coisas que nos cercam. Anestesia é o estado oposto, dessensibilização.
Estesia, no etmo grego aisthēsis, tem o significado de sensação, de sensibilidade. ... Estesia tem a ver com sensibilidade, afetividade, com emoção. Como define Sodré (2006, p.
De acordo com o Dicionário Houaiss, “fruição” nada mais é do que o ato de fruir, ou seja, de aproveitar ou usufruir de alguma coisa.
Uso público de área localizada no pavimento térreo que não pode ser fechada com edificações, instalações ou equipamentos. Estimular e melhorar a oferta de áreas qualificadas para o uso público com que privilegiem o pedestre e promovam o desenvolvimento de atividades com valor social, cultural e econômico.
A CLT estabelece que todo empregado tem direito ao gozo de férias, concedidas em período que melhor atenda aos interesses do empregador. ... É o chamado 'período concessivo' ou 'de gozo' ou ainda, 'de fruição' das férias.
Fachada Ativa: corresponde à exigência de ocupação da extensão horizontal da fachada por uso não residencial com acesso direto e abertura para o logradouro, a fim de evitar a formação de planos fechados na interface entre as construções e os logradouros, promovendo a dinamização dos passeios públicos (PDE, 2014; LPUOS, ...
Cota parte de terreno corresponde à quantidade de unidades habitacionais segundo unidade de área do terreno. Define a densidade habitacional a partir da relação entre o número de unidades habitacionais a serem idealmente produzidas e a área total do terreno.
Um edifício de uso misto tem o objetivo de combinar três ou mais usos em uma estrutura, como residência, hotel, comércio, estacionamento, transporte, cultura e entretenimento.
Um Plano Diretor Estratégico (PDE) consiste em uma lei municipal com diretrizes para o desenvolvimento urbano e rural de uma cidade como São Paulo. ... Aprovado em 2014, durante o governo de Fernando Haddad (PT), a Lei previa, desde sua vigência, uma revisão para o ano de 2021.
O plano diretor é um projeto de cidade no que tange aos seus aspectos físico-territoriais, elaborado pelo Poder Executivo Municipal, sob a responsabilidade técnica de um arquiteto urbanista com a participação de uma equipe interdisciplinar, em um processo de planejamento participativo.
__________. (2002) Lei 13.
Conforme os artigos 39º e 40º do Estatuto da Cidade, o plano diretor é “o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana”. É ele quem deve promover o diálogo entre os aspectos físicos/territoriais e os objetivos sociais, econômicos e ambientais que temos para a cidade.
A aprovação do Plano Diretor se dá por lei municipal, portanto, pelo Legislativo. É a Câmara Municipal que aprova o plano (art. 182, §1º, CF), mas é o Executivo que o elabora.
O plano diretor é obrigatório para cidades: a) com mais de vinte mil habitantes (art. 41, I), b) integrantes de regiões metropolitanas e aglomerações urbanas (art. 41, II), c) onde o Poder Público municipal pretenda utilizar os instrumento previstos no § 4º do artigo 182, da CF/88, qualquer que seja a população (art.
Etapas para a realização do Plano Diretor
As revisões ou alterações do plano diretor devem observar o mesmo procedimento de sua elaboração (processo de planejamento participativo). O Estatuto da Cidade (Lei Nacional n. , no § 3º do seu artigo 30, determina que, pelo menos, a cada 10 (dez) anos, os planos diretores devem ser revistos.
O Plano Diretor é uma importante ferramenta de desenvolvimento urbano utilizado para direcionar o crescimento das cidades. ... É no Plano Diretor onde se define como serão colocadas as diretrizes do Estatuto da Cidade dentro do munícipio.