O sievert (Sv) é a unidade usada para dar uma avaliação do impacto da radiação ionizante sobre os seres humanos. É a unidade do Sistema Internacional de Unidades da dose equivalente e dose eficaz, e que leva em conta os efeitos biológicos em tecidos vivos, produzidos pela radiação absorvida.
Em unidades do SI (Sistema Internacional) usa- se o sievert (Sv) que é igual a 100 rem, resultante do produto entre a dose absorvida em grays e o fator de qualidade.
o centigray (cGy), mais utilizado nos Estados Unidos para facilitar a conversão com o rad, já que 1 cGy = 1 rad; o miligray (mGy), mais utilizado para pequenas doses, radiologia e proteção radiológica; o nanogray (nGy), mais utilizado para doses muito pequenas, nos cálculos de exposição ambiental.
A exposição à radiação é uma medida da ionização do ar devido à radiação ionizante dos fótons de alta energia (raios X e raios gama). A unidade SI de exposição à radiação é o coulomb por quilograma (C / kg), mas, na prática, o roentgen é usado. ...
É um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio X, por exemplo) para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros tratamentos.
A Taxa de Exposição pode ser associada à atividade gama de uma fonte , pela expressão: X = Γ A /d2 . = taxa de exposição.
O dosímetro deve ser utilizado na altura do tórax, sobre o avental plumbífero. Dosímetros de extremidade (pulso e anel) devem ser usados na mão ou dedo em que a exposição à radiação for maior (o que ficar mais perto da fonte ou mais tempo exposto), devendo ser usados por baixo da luva.
Quanto menor a concentração de carbono-14, "mais velho" é o fóssil. O tempo de meia vida se mede assim: tem-se a morte do ser vivo. ... A meia vida do carbono-14 é de 5.