1 salto, queda-d'água. 2 cascata, catadupa, catarata.
A queda de água, queda-d'água, cachoeira, cascata, salto, catadupa ou catarata é uma formação geomorfológica na qual um curso de água corre por cima de uma rocha de composição resistente à erosão, formando degraus com desnível acentuado.
A cachoeira forma-se em um rio quando há um desnível brusco no leito fluvial, causando uma grande queda de volume de água. ... Esse fenômeno cria paredões rochosos pelos quais as águas dos rios correm, formando cachoeiras. Grandes lâminas de gelo em movimento, ou geleiras, também podem desgastar rochas formando cachoeiras.
Alivia o estresse Além dos benefícios citados, o alívio do estresse é muito perceptível nessa melhora do humor. De novo, qualquer água fria pode ajudar no relaxamento do corpo e da mente, mas a cachoeira tem esse efeito ainda maior. A queda d'água gelada aumenta o envio dos impulsos elétricos para o cérebro.
A chamada tromba d'água, ou cabeça d'água, ocorre quando chove forte na parte superior do curso d'água em que se encontra a cachoeira. O volume do rio ou córrego sobe, na maioria das vezes, abruptamente, e atinge banhistas, que, geralmente, são pegos de surpresa.
Na cachoeira, o balaio é colocado no cantinho e as velas, uma a uma acesas ao redor. Cada participante acende manifestando seu desejo para o ano que está chegando. Em seguida, é a vez de passar pelo banho de frutas, onde começa o descarrego que só termina debaixo da cachoeira.
Aumenta a agilidade. A queda d'água de um banho de cachoeira é extremamente reconfortante. O aumento da respiração em resposta ao choque que o corpo leva com a água fria ajuda a manter o calor, já que eleva a inspiração de oxigênio para os pulmões.
Água da pureza, do equilíbrio, da harmonização e da paz. Envolve nossos chacras desobstruindo-os e equilibrando- os. É uma água muito fácil de se encontrar, por isso aproveitem esse Axé.
Oxum é um orixá feminino das águas doces, rios e cachoeiras, da riqueza, do amor, da prosperidade e da beleza, cultuada no candomblé e na umbanda.
Ser filha das águas significa ter um mar de emoções em minutos. Ser filha das águas significa abraçar os problemas dos outros como se fossem seus, acolher , aconselhar . ... Ser filho das águas significa ser sincero, mas delicadamente sincero.
O método mais funcional para descobrir um dos seus orixás principais, é através do dia da semana que você nasceu. Vamos entender, que cada dia da semana tem a regência de um grupo de orixás. Isso é tão levado a sério, que trabalhos tem dias específicos para ser realizados de acordo com a energia regente.
Para usar a tabela, procure na coluna dos ANOS o ano em que se deu o nascimento e siga à direita, em linha reta, até a coluna dos MESES, até o mês do nascimento. Some o número que aí está ao dia do nascimento.
Para saber quem realmente é o seu Pai ou Sua Mãe de Cabeça, é necessário ter em mãos, com absoluta certeza a data de nascimento da pessoa....Tábua Numerológica.
Segundo esta obra, Pomba Gira é uma energia que atua em tudo e em todos, dia e noite. E as suas sete ponteiras colocadas no Assentamento com as pontas para cima representam os sete caminhos da mulher. Juntas às outras ferramentas - ervas e sangue - se potencializam tornando os caminhos mais seguros de êxitos.
Para agradar uma Pomba Gira é preciso conhece-la, assim podemos saber que tipo de comida ela gosta e prefere. Geralmente todas gostam de padê (farofa), seja de mel, dendê, azeite de oliva, cachaça, perfume. Podemos orná-los com doces, pães, frutas, flores, bifes, cebolas.
Para invoca-la e solicitar seus conselhos e ajuda, a pessoa deve participar de um ritual no terreiro, onde serão entoados cantos e saudações e será feita a defumação do ambiente.
A Pomba-gira é uma manifestação mediúnica, como já citamos, e nesta manifestação inúmeras ações lhe são características. Entre elas estão o girar, o gargalhar, o balançar a saia, entre outros.
Seus principais trabalhos são no campo do amor, sexo e relacionamento, e ela é comumente invocada por mulheres e homens que querem recuperar ou conquistar a pessoa amada. O que ela faz é abrir caminhos para a conquista daqueles que buscam sua ajuda.
Oferenda, nas religiões afro-brasileiras, é um sacrifício ritualístico, em que, assim como em outras religiões, os praticantes se desfazem de um bem material em homenagem a um orixá ou entidade espiritual. ... Na Umbanda, as oferendas normalmente também são conhecidas por despachos.
A pombagira é risonha e dá gargalhadas estridentes para afastar o mal e amedrontar os espíritos obsessores, que buscam vingança. Gosta de beber, fumar e de se vestir bem e está sempre com a mão na cintura, por vezes segurando a barra da saia ou jogando-a por cima da perna.