A Xilografia é uma antiga técnica de origem chinesa, ao que tudo indica tendo seu inicio no século II, onde o artesão grava na madeira a imagem que pretende reproduzir, utilizando-a como matriz e possibilitando a reprodução de diversas imagens idênticas sobre papel ou outro suporte adequado.
A xilogravura chegou ao Brasil através da colonização portuguesa. Durante muito tempo a xilo foi utilizada no Brasil para a confecção dos primeiros rótulos de cachaça, sabonetes e doces. Os primeiros poetas populares que narravam as sagas da literatura de cordel começaram a surgir a partir de 1750.
Apesar de ter iniciado sua carreira como cordelista, é pelas xilogravuras que J. Borges se destaca. É considerado pelo escritor Ariano Suassuna (1927-2014) o melhor gravador popular do Brasil.
História da Xilogravura Segundo historiadores, a xilogravura foi criada pelos chineses e já era praticada por este povo desde o século 6. Durante a Idade Média, a xilogravura firma-se no ocidente, ganhando inovações durante o século 18.
A Xilogravura ou Xilografia tem sua origem na China, mas ela ficou popular no século VI (6). ... O que causou o "boom", ou seja, tornou ela popular foram dois fatores: sua chegada na Europa, onde chegou xilogravuras japonesas coloridas, no século XVIII (18). Esse episódio influenciou bastante nas artes do século XIX (19).
Constituída de uma narrativa feita em versos e uma imagem, o cordel foi o primeiro destino de muitos artistas populares gráficos, que depois amplificaram as ilustrações, produzindo uma arte que congrega vários nomes expressivos. É o mais importante artista popular em atividade no Brasil.
A Xilogravura é uma arte milenar que marca a identidade da cultura do Nordeste do Brasil e retrata o rico imaginário da cultura popular a partir de temáticas religiosas, políticas e até eróticas. A técnica consiste em talhar um pedaço de madeira usando facas e canivetes bem amolados.
Xilogravura é uma técnica de impressão muito antiga que consiste numa gravura na qual se utiliza uma madeira como matriz, possibilitando a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. Esse processo é muito parecido com o carimbo.
xilogravura
Suas imagens são feitas através da xilogravura. Este é um gênero literário popular, que existe em outros países além do Brasil. O nome literatura de cordel tem origem na forma como esses folhetos são vendidos, eles normalmente são pendurados em barbantes, cordas ou cordéis.
Basicamente, a gravura é uma técnica artística que faz uso da linguagem visual. Exemplificando, a imagem se dá por meio da impressão de uma matriz, nela o desenho é gravado com uma ferramenta chamada buril.
xilogravura
1 – O cordel foi escrito em trova. 2 – As rimas servem para dar sonoridade e melodia agradáveis ao texto. ... 4 – As rimas da primeira estrofe são: cordão, expressão e sertão e literatura, cultura e pura. 5 – A literatura de cordel é um gênero de poesia popular que se caracteriza por ter suas obras impressas em folhetos.
Para se fazer um cordel, precisa-se saber o que é: