Alexandre o Grande conhecido como um grande estrategista, de guerras civis e conquistas mundiais, utilizava da estratégia, hoje entendida como estratégia logística, para abater seus inimigos, mapeando toda a região de combate, analisando minuciosamente seu inimigo, identificando nele suas fraquezas e oportunidades, ...
Desde 1991, a Macedônia é uma república independente, localizada entre a península grega e os Balcãs. ... Na Antiguidade, o Império Macedônico — ou, mais precisamente, Alexandre, o Grande — foi o principal responsável por disseminar a cultura helênica pelo mundo, com a filosofia, a matemática, o teatro e a literatura.
Havia duas principais razões para o interesse dos Macedônios, na época de Alexandre, o Grande, em conquistarem o Império Persa: uma era econômica e estratégica e a outra era cultural.
A derrota definitiva persa aconteceu em Gaugamela. Com isso, Alexandre conseguiu conquistar locais como a Ásia Menor, a região do Levante e Palestina, além de toda a extensão do território dominado pelos persas. Durante esse percurso, o rei macedônio também conquistou o Egito, fundando lá a cidade de Alexandria.
Principais características do Império Macedônico Praticavam a religião politeísta grega sob um governo cujo regime adotado era o da monarquia oligárquica. Os principais idiomas eram o grego e antigo macedônio. Nas relações comerciais, as trocas eram numeradas pelo dracma, a moeda do Império.
O Império Macedônio se formou em meados de 359 a.C durante o reinado de Felipe II, responsável por unir a Macedônia e a Grécia, ao mesmo tempo que foi capaz de formar uma nova estrutura de exércitos, baseada nas falanges, o que resultou em um poderoso exército para a época, superior a todos os modelos existentes até ...
Podemos começar destacando que o Império Macedônico contou com duas capitais. Entre 808 a 399 a.C. a capital era Egas....Abaixo você confere uma lista com as principais regiões que formaram o Império Macedônico:
O confronto decisivo travado entre macedônios e persas aconteceu na Batalha de Gaugamela, em 330 a.C. A vitória em Gaugamela foi a terceira grande vitória de Alexandre sobre Dario III (as outras duas foram Grânico e Isso) e possibilitou aos macedônios conquistarem importantes cidades persas como Persépolis e Susa.
Resposta: 1.o texto fala sobre a dominação do territorio grego e persa pelo Alexandre III,formando o imperio e a cultura helenistica. ... Eles disputavam o mesmo território ,mas não a mesma cultura até o periodo helenístico.
Por helenismo compreende-se o período de domínio da cultura grega no mundo antigo que se seguiu após a morte do imperador Alexandre, o Grande. ... O império alexandrino caracterizou-se por levar também a cultura grega (chamada helênica) para todas as regiões que conquistou.
A Batalha de Isso foi uma batalha ocorrida em 333 a.C., próximo à cidade de Isso, na Ásia Menor, na qual o rei macedônio Alexandre, o Grande venceu Dario III, rei dos persas.
Os antigos macedônios ou macedónios eram um grupo étnico grego que vivia na Macedónia Antiga e das regiões adjacentes. Historicamente habitavam as planícies aluviais em torno dos rios Haliácmon e Áxio, ao norte do monte Olimpo.
Em 332 a.C. fundou, no Egito, Alexandria cidade que viria a converter-se num dos grandes focos culturais da Antigüidade. Um ano depois, Alexandre enfrentou novamente Dario 3º na batalha de Gaugamela, cujo resultado determinou a queda definitiva da Pérsia em poder dos macedônios.
Quebrou o poder da Pérsia em uma série de batalhas decisivas, mais notavelmente as batalhas de Isso e Gaugamela. Em seguida, derrubou o rei persa Dario III e conquistou a Pérsia em sua totalidade. Nesse ponto, seu império se estendia do mar Adriático ao rio Indo.
Resposta. ''Alexandre O Grande'' como também ficou conhecido foi um grande conquistador e rei da macedônia, no mundo antigo conquistou uma vasta terra que ia dos Balcas à Índia, e isso também como Egito e Báctria.
Os bárbaros para Alexandre, O Grande, eram basicamente quaisquer povos que não fossem gregos ou macedônios, de modo que a sua estratégia de dominação com os povos conquistados foi a assimilação e intercâmbio cultural entre a cultura grega e a oriental.
Uma biblioteca serve para realizar a conservação das obras ali presentes, tendo a Biblioteca de Alexandria ajudado tanto a preservar quanto a divulgar localmente os clássicos da literatura grega, persa, mesopotâmica e egípcia.