Mas, quando nasceu a corda ? As primeiras cordas rudimentares de que se tem conhecimento, feitas com fibras e pele, remontam a quase 20 mil anos atrás.
As cordas podem ser compostas de um único material ou uma associação de materiais, como fibras naturais (algodão, juta, sisal, linho, seda), sintéticas (nylon, polietileno, polipropileno, poliéster ou fibras de carbono) ou metálicas.
O sisal (Agave sisalana , família Agavaceae) é uma planta originária da América Central, utilizada para fins comerciais. Em Valente encontram-se algumas das maiores indústrias têxteis de sisal do mundo, a empresa Hamilton Rios e APAEB. ... produzindo carpetes, tapetes, capachos e fios.
O sisal (gênero Agave spp. ... Do agave, utiliza-se principalmente a fibra das folhas que, após o beneficiamento, é destinada majoritariamente à indústria de cordoaria (cordas, cordéis, tapetes etc), sendo considerada a fibra vegetal mais dura que existe. Agave Sisalana, é uma planta originária do México.
O sisal é uma fibra produzida pelo beneficiamento da folha da Agave Sisalana, uma planta muito resistente e que se dá muito bem em regiões semiáridas como no nordeste brasileiro.
10 brincadeiras para fazer com corda
Leia mais >> Utilizando a corda, que é um material barato, você pode cobrir vasos de plantas. Latas para temperos. E até mesmo fazer cachepôs, usando os vasos, apenas para dar o formato. Com cola quente, criar potinhos organizadores.
Modo de Fazer: passo a passo
Coloque na máquina uma linha que combina com a cor da juta. Costure as extremidades da juta para evitar que ela desfie. Se você usar o ponto em zigue-zague, faça com que os extremos do ponto cheguem até a beirada do tecido. Se usar um ponto reto, costure os pontos por volta de um centímetro distante da beirada.
Ao impermeabilizar o tecido, a termolina faz com que o tecido não desfie. Isso deixa o trabalho mais bonito e ainda facilita o corte....A aplicação é muito simples: