O Índice de Gini, criado pelo matemático italiano Conrado Gini, é um instrumento para medir o grau de concentração de renda em determinado grupo. Ele aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. ... Apenas sete nações apresentam maior concentração de renda.
O cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considera três variáveis principais: a saúde, a educação e a renda da população. ... É claro que esse índice possui limitações, pois não considera outros fatores, como a sustentabilidade, a distribuição de renda e outros importantes elementos sociais.
Resposta: A resposta é desigualdade de renda, pois o Gini avalia a diferença no acesso à riqueza entre os mais ricos e os mais pobres.
Segundo relatório de ONU (2010) as principais causas da desigualdade social são:
Ela decorre, principalmente, da má distribuição de renda e da falta de investimento na área social, como educação e saúde. ... Desta maneira, a maioria da população fica a mercê de uma minoria que detém os recursos, o que gera as desigualdades.
Resposta. Falta de acesso à educação de qualidade; Política fiscal injusta; Baixos salários; Dificuldade de acesso aos serviços básicos: saúde, transporte público e saneamento básico.
No Brasil, existem vários tipos de desigualdades sociais, no entanto, as desigualdades não se limitam apenas a fatores como cor, posição social e raça, ainda convivemos com as desigualdades regionais, que se referem às desigualdades entre as regiões, entre estados e entre cidades.