A imunidade adaptativa, principalmente mediante os anticorpos, desempenha importante papel na defesa contra as bactérias extracelulares. Os anticorpos podem exercer suas ações de três maneiras: 1) opsonização, 2) ativando o sistema complemento, 3) promovendo a neutralização de bactérias ou de seus produtos.
De um modo geral, a imunidade para bactérias intrace- lulares é mediada predominantemente por células padrão TH1. Bactérias intra-celulares contêm uma variedade de moléculas com potentes atividades imunomodulatórias. A estimulação desses componentes ativa a secreção do TNF-a e da IL-12 por macrófagos.
Os mecanismos utilizados por patógenos bacterianos para evadir a defesa do sistema imune inato estão relacionados à resistência a peptídeos antimicrobianos (AMPs) e à morte fagocitária por leucócitos (DELEO et al., 2009). Na medida em que os neutrófilos são a principal defesa celular contra infecções por S.
Os principais mediadores químicos envolvidos na inflamação aguda são bradiquinina, fibrinopeptídeos e prostaglandinas; as proteínas do complemento (C3a, C4a e C5a), que induzem a degranulação local dos mastócitos com libertação de histamina; as interleucinas IL-1, IL-6, IL-8 e fator de necrose tumoral TNF-α.
Os macrófagos e neutrófilos são as células centrais da imunidade inata. Os neutrófilos são leucócitos polimorfonucleares presentes em grande quantidade no sangue e ausentes em tecidos normais. Eles têm vida média muito curta, sobrevivendo apenas algumas horas após deixar a medula óssea onde são formados.
Mediadores inflamatórios são compostos derivados do hospedeiro que são secretados por células ativadas e servem para ativar ou aumentar aspectos específicos da inflamação. Estes compostos são ditos pró-inflamatórios, significando que eles promovem inflamação. Muitas das citocinas atuam como mediadores da inflamação.
Cininas interagem com receptores específicos (B1 e B2), presentes em células inflamatórias, como macrófagos, promovendo a síntese de interleucinas-1 e fator de necrose tumoral (TNF) (quando acoplados a receptores B1) e ativando fosfolipases A2 e C (quando acoplados em receptores B2)24.
Citocinas são polipeptídeos ou glicoproteínas produzidas por diversos tipos celulares e capazes de modular a resposta celular de diversas células, incluindo dela própria. ... São moléculas hidrossolúveis e de tamanho variado.