Platão acredita que por de trás do nosso mundo, chamado mundo dos sentidos, existe uma realidade abstrata, chamada de mundo das ideias, onde tudo é perfeito e eterno. Nós só podemos chegar a este mundo, onde se encontra o verdadeiro conhecimento, por meio da razão.
A teoria filosófica, à qual me refiro, é a de Platão sobre o Mundo Sensível e o Mundo das Ideias. ... Segundo Platão, o Mundo Sensível é aquele onde se encontra a maioria das pessoas, aprisionadas do mundo iluminado, onde somente podem ver sombras de imagens manipuladas por outros, tanto na sua forma como na sua dimensão.
O espaço da sala de aula atual se encontraria no mundo sensível, que é imperfeito.
adjetivo Que se entende com facilidade; cujo teor é fácil de compreender; compreensível: música inteligível; livro inteligível.
O chamado “Mundo Inteligível” é baseado no ideal que o indivíduo consegue fazer de algo, ou seja, a ideia que as pessoas possuem das coisas na realidade. Este ideal é o oposto do chamado “Mundo Sensível”, que consiste no que é material, ou seja, a imagem das ideias.
O inteligível é o objeto do conhecimento, aquele que será definido, estudado; o sensível, o uso dos sentidos para entender a realidade/objeto do conhecimento.
O mundo das formas, ou ideias (inteligível): -Os objetos do mundo comum organizam suas estruturas conforme essas ideias ou formas primordiais, mas não são capazes de revelá-las em sua plenitude, sendo apenas imitações imperfeitas.
Em Platão, as ideias não são criações dos seres humanos: elas são os seres em si, que existem objetivamente, a despeito de serem conhecidos pelos seres humanos. As ideias são a realidade plena, caracterizando-se pela inteligibilidade, pela incorporeidade, pela imutabilidade e pela unidade.
Quando Platão fala das sombras da caverna, quer com isso simbolizar os objetos particulares que conhecemos através dos sentidos. Platão pensava isso porque, assim como as coisas que vemos no mundo são uma cópia imperfeita das ideias, as sombras são como uma cópia dos objetos que estão fora da caverna.
a questão da possibilidade: é possível conhecer a realidade do mundo tal qual ele é? ... o objeto do conhecimento: o mundo sensível e o mundo inteligível.
A filosofia não só nos ajuda a ver o mundo de maneira diferente, mas também pode mudar a forma como interagimos com ele. De como podemos ajudar os outros até como enfrentar a morte, ou se devemos tuitar com raiva.
As questões filosóficas trabalham nossos pensamentos e atitudes, nossas ideias, éticas e morais, formando nós todos que estudamos a filosofia uma pessoa melhor para a sociedade e nós mesmos, fazem parte do nosso cotidiano por exemplo as crises existenciais que temos: "qual o sentido da vida?", "como será no futuro?", " ...
Resposta. A filosofia está presente sempre que fazemos , pensamos , vemos ou vivemos momentos em nossas vidas , a filosofia está sempre presente , sendo parte integrante dela , analisando profundamente o passado em sua fonte , ou descrevendo como deveria ser em seu futuro . O homem é o principal objeto da filosofia .
Resposta. A única inutilidade da Filosofia é que ela não tem nenhuma aplicação prática, serve apenas para estimular a reflexão das coisas.