Um MUX ou Multiplexador (Multiplexer em inglês), é um dispositivo eletrônico que é utilizado para selecionar um sinal de entrada, para que este esteja presente na saída. ... Portanto, para dois sinais, é necessário um sinal de seleção, para quatro sinais, é necessário dois sinais para seleção, e assim por diante.
TDM (Multiplexação por divisão de tempo) e FDM (Multiplexação por divisão de frequência) são as duas técnicas de multiplexação. A diferença comum entre TDM e FDM é que o TDM compartilha a escala de tempo dos diferentes sinais; Enquanto o FDM compartilha a escala de frequência dos diferentes sinais.
Multiplexação por divisão de tempo (do inglês Time Division Multiplexing - TDM) é um tipo de multiplexação que permite transmitir simultaneamente vários sinais, dentro do mesmo espaço físico (meio de transmissão), onde cada sinal (canal de comunicação), possui um tempo próprio e definido de uso da banda para ...
Esta técnica reserva para cada canal espaços de tempo pré-definidos (time slots) para serem transmitidos. No Brasil, que adotou o mesmo padrão europeu para multiplexação de sinais digitais, são reunidos grupos de 32 canais dos quais, em geral, 30 transportam voz e 2 transportam sinais de sinalização e sincronismo.
Dependendo do parâmetro sobre o qual se atue, temos os seguintes tipos de modulação:
1. Acto ou efeito de modular. 2. Passagem de um modo ou tom para outro.
Amplitude Modulada (AM) Quando o locutor fala ao microfone, o aparelho transforma sua voz em tensão, que é amplificada e enviada para o transmissor, onde a potência do sinal “molda” as ondas. No processo, elas ficam com alturas diferentes, porém a frequência é a mesma.
Onda portadora, é sobre a qual é transmitido o sinal com a informação, para facilitar a transmissão do sinal através dos meios físicos e adequar as frequências aos sistemas de comunicação. A onda portadora é um sinal senoidal caracterizada por três variáveis: amplitude, frequência e fase.