A metodologia Scrum é um framework simples para trabalhar com projetos complexos, criada pelos desenvolvedores Ken Schwaber e Jeff Sutherland. Ela faz parte das metodologias ágeis e é comumente utilizada por desenvolvedores de softwares e sistemas.
O Scrum é uma das principais metodologias de gerenciamento de projetos e tem como principais características a interação entre a equipe, o funcionamento dos softwares utilizados e a colaboração com os clientes - tudo isso realizado de forma ágil e estratégica.
Agora vejamos as etapas do processo:
Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software. No Scrum, os projetos são dividos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. ... As tarefas alocadas em um Sprint são transferidas do Product Backlog para o Sprint Backlog.
O Scrum pode ser aplicado a qualquer trabalho em equipe, onde um grupo de pessoas trabalham juntas por um mesmo objetivo final.
O uso do Scrum traz maior agilidade no acompanhamento das atividades do projeto e contribui para que a equipe foque nos itens de maior valor agregado para o cliente....Tabela 1.
Agora sim, confira o passo a passo simplificado.
Dicas para implementar a metodologia SCRUM
Ao longo dos anos, o Scrum se mostrou aplicável a portfólios, programas ou projetos de qualquer tamanho ou complexidade, podendo ser aplicado de forma eficaz em qualquer indústria, para criar um produto, serviço ou qualquer outro resultado.
O Scrum foi criado em 1993 por Jeff Sutherland e o nome Scrum é uma analogia a um estudo conduzido em 1986 por Takeuchi e Nonaka, publicado na Harvard Business Review. Neste estudo, os autores compararam equipes de alto desempenho e multi funcionais com a formação "scrum" existente nas equipes de Rugby.
Ken Schwaber
Jeff Sutherland e Ken Schwaber frequentemente apontam para o artigo “The new new product development game” (ou “O novo jogo no desenvolvimento de novos produtos”), publicado em 1986 por Takeushi e Nonaka na revista Harvard Business Review, como a principal fonte de inspiração direta para a criação do framework Scrum.
O Scrum Master é o guardião do processo. Ele é responsável por fazer o processo correr bem removendo os obstáculos que atrapalham a produtividade da equipe, organizando e facilitando as reuniões. As responsabilidades do Scrum Master incluem: Remover as barreiras entre a equipe e o Product Owner.
Os quatro eventos scrum são:
O framework Scrum consiste nos times do Scrum associadas a papéis, eventos, artefatos e regras. Cada componente dentro do framework serve a um propósito específico e é essencial para o uso e sucesso do Scrum. As regras do Scrum integram os eventos, papéis e artefatos, administrando as relações e interações entre eles.
Segundo o The Scrum Guide, o framework Scrum possui apenas 3 artefatos oficiais: Product Backlog, Sprint Backlog e o Incremento.
Os principais artefatos são: Backlog do produto (lista de produtos pendentes) e Backlog da Sprint (conjunto de itens).
Qual artefato no Scrum contém os requisitos que definem um item como finalizado? a) Plano do Projeto.
Devem representar valor de negócio Ou seja, elas deve ter um motivo para existirem. É muito comum existem user stories sem o PORQUE preenchido. Logo, se quer escrever histórias de usuário realmente boas e úteis, deixe claro o valor de negócio.
Geralmente, o time e o “dono do produto” responsáveis pelo projeto escrevem e priorizam os itens iniciais do backlog de produto.
Além disso, ao utilizar o Scrum, pode ser solicitado ao Time de Desenvolvimento para estimar um mesmo item do Backlog do Produto em diferentes momentos. Quando o item está no final do Backlog do Produto, possuirá menos detalhes e, consequentemente, sua estimativa estará em um nível macro.