A maiêutica é um método filosófico criado pelo filósofo grego antigo Sócrates. A maiêutica socrática consiste num jogo dialético de perguntas e respostas sucedidas de mais perguntas.
O método socrático é uma técnica de investigação filosófica feita em diálogo, que consiste em o professor conduzir o aluno a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores. ... Tal técnica deve seu nome "socrático" a Sócrates, o filósofo grego do século V a.C., que teria sido o primeiro a utilizá-la.
A Maiêutica foi elaborada por Sócrates no século IV a.C. Através desta linha filosófica ele procura dentro do Homem a verdade. Através de questões simples, inseridas dentro de um contexto determinado, a Maiêutica dá à luz ideias complicadas. ... O nome "maiêutica" teve como inspiração a própria família de Sócrates.
A esse processo deu o nome de Maiêutica (do grego – arte de trazer à luz), fazendo com que as pessoas com quem tinha contato, elaborassem suas próprias idéias e conceitos, trazendo-lhes, segundo Sócrates, a liberdade e a noção do que é realmente necessário à vida do homem, a sabedoria.
A dialética tem sua origem na Grécia antiga e significa o "caminho entre as ideias". Consiste em um método de busca pelo conhecimento baseado na arte do diálogo.
A ironia socrática consiste em perguntar, fingindo desconhecer o assunto (= dúvida fictícia e metódica), com vistas a refutar a tese contrária e preparar a tese verdadeira. A maiêutica de Sócrates conduz o interlocutor a descobrir paulatinamente o conhecimento sobre o objeto de discussão.
O método socrático, que recebe o nome de maiêutica, consiste em fazer com que o próprio interlocutor, ao responder as perguntas que Sócrates faz, conclua que aquilo que julgava ser verdadeiro, na verdade, era falso.
A técnica do questionamento socrático é estruturada por uma série de questões intencionalmente elaboradas, a partir das definições de objetivos no decorrer da terapia. Consiste em fazer perguntas ao paciente destinadas a facilitar seu pensamento independente e sua auto-exploração.
No ensino, professores podem usar questionamento socrático para pelo menos dois propósitos: Para sondar mais profundamente o pensamento do estudante, ajudar estudantes a diferenciar o que eles sabem ou entendem do que eles não sabem ou não entendem (e para ajuda-los a desenvolver humildade intelectual no processo).
As DISTORÇÕES COGNITIVAS são basicamente maneiras distorcidas de processar uma informação, ou seja, são interpretações enviesadas do que nos acontece, criando diversas consequências negativas.
O método socrático recomenda que uma boa forma de entender e influenciar uma pessoa (por exemplo, um potencial comprador) é ajudá-lo a expandir a sua percepção e conhecimento, de forma eficiente, confortável e deliberada, aplicando três tipos de perguntas: perguntas abertas, perguntas de controle e perguntas de ...
Numa palavra, num verdadeiro Diálogo Socrático cultivamos a nossa humanidade. – Deve começar com uma pergunta geral, clara e bem formulada (sugerida pelo grupo ou pelo moderador). – Devem ser pedidos aos participantes relatos breves de experiências pessoais relevantes para a pergunta. – O grupo escolhe um exemplo.
Técnicas que ajudem a identificar os pensamentos e como estes afetam as emoções e comportamentos parecem ter papel fundamental para ajudar os indivíduos com depressão. Deve-se recordar que a meta da TC no EDM é facilitar a remissão da depressão e ensinar o paciente a ser seu próprio terapeuta.
-Resposta Filosófica:é uma resposta não técnica não direta e não objetiva.Ao filosofar,a pessoa faz uma reflexão sobre o assunto,interrogando-se sobre seu próprio pensamento,sobre o pensamento dos outros sobre mundo,sobre a sociedade sobre o que a experiência nos ensina,sobre o que ela nos deixa ignorar,sobre ...
É preciso retomar as origens. A filosofia não faz perguntas para encontrar respostas. Ela as faz para questionar as respostas estabelecidas. Não resolve problemas, ela os cria onde se diz que não faz falta.
verbo bitransitivo e pronominal Fazer perguntas a alguém ou a si próprio; indagar, perguntar: questionar o professor; ele começou a se questionar sobre a origem da vida.
a filosofia e conhecida por ser muito questionada sao nos interrogações que encontramos o pensamento filosofico então o ato de fazer perguntas e importante por que. claudio37 está aguardando sua ajuda.
Por isso, a filosofia incomoda, pois ela questiona o modo de ser das pessoas, das sociedades, do mundo. ... Quando surgiu entre os gregos, no século 6 a.C., a filosofia englobava tanto a indagação filosófica propriamente dita, quanto aquilo que hoje é chamado de conhecimento científico.
A palavra Filosofia é de origem grega, e significa “amor à sabedoria”. ... A Filosofia acadêmica tem diversas áreas, sendo as principais: a Lógica, que estuda as formas de raciocínio correto, diferenciando-as das formas equivocadas pelas que podemos ser enganados.
Resposta. 1 - Não está correta. A filosofia tem discurso crítico e busca suas teses de acordo com o estudo empírico ou idealista dos filósofos e não da tradição. ... A filosofia começou sim na Grécia como um discurso teórico, mas tinha preocupação sim com a realidade - aliás, buscava explicar a realidade.
2- (UEL- 2003) Ainda sobre o mesmo tema, é correto afirmar que a filosofia: a) Surgiu como um discurso teórico, sem embasamento na realidade sensível, e em oposição aos mitos gregos. ... e) Estabeleceu-se como um discurso acrítico e teve suas teses endossadas pela força da tradição.
A Filosofia surge na Grécia antiga possibilitada por certas condições materiais, ou seja, sociais, políticas, econômicas e históricas. Sobre tais condições que possibilitaram o surgimento da Filosofia é correto afirmar que: ... (D) Na verdade, o surgimento da Filosofia deveu-se mais aos sábios da época.
Sobre a filosofia medieval, é correto afirmar que: Santo Agostinho escreve a partir de uma epistemologia idealista; discute as questões do ser, mas não aprofunda as questões axiológicas.