Quatro funções do processo de Processos Gerenciais
6.As funções de apoio são aquelas necessárias ao desenvolvimento eficaz das funções principais.
A administração de produção e operações tem como responsabilidade o desempenho de técnicas de gestão da produção de bens e serviços, já que possui como principal finalidade desenvolver produtos e serviços a partir de matéria-prima.
Ou, ainda, é o setor de uma empresa responsável por desenvolver produtos e/ou serviços. Juntando o que foi dito, entendemos que a área de produção cuida dos produtos e/ou serviços criados pela empresa, o design e a maneira que os produtos serão produzidos.
A produção é central para a organização porque é lá que são feitos os bens e serviços que são a razão da sua existência. Não necessariamente é a área mais importante, mas é uma das principais funções de qualquer companhia.
O desempenho é definido como o grau em que a produção preenche os cinco objetivos de desempenho (qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custos), de forma a satisfazer seus consumidores.
A função produção relaciona-se diretamente com os objetivos estratégicos da organização. Basicamente, três razões justificam a existência da função produção nas empresas: ela operacionaliza as estratégias empresariais; serve de apoio as estratégias; impulsiona as estratégias.
Quais são os principais tipos de indicadores de desempenho organizacional?
Veja quais são!
Quais os indicadores mais importantes para a administração da empresa?
Os indicadores de desempenho são instrumentos de gestão essenciais para medir o resultado de uma empresa. Com eles é possível acompanhar se metas traçadas no seu fluxo de caixa estão sendo alcançadas e qual a porcentagem de melhoria ou piora em relação a indicadores financeiros passados.
Confira os mais importantes a seguir.
Os principais indicadores financeiros para o seu negócio
Os principais indicadores econômicos são: Liquidez: mede a capacidade da empresa de cumprir com suas obrigações de curto prazo: Índice de liquidez corrente = ativo circulante/ passivo circulante. ... Rentabilidade: é a medida dos retornos sobre ativos e patrimônio.
KPIs (Key Performance Indicator) financeiros são indicadores de performance destinados a área financeira. O objetivo dos KPIs é mensurar o desempenho de uma empresa em suas diversas áreas e em pontos específicos. Esses indicadores são compostos por métricas e são essenciais para definir metas de negócio.
6 exemplos de KPI e indicadores para sua empresa mensurar resultados. Key Performance Indicator. Esse é o significado da sigla KPI, que pode ser traduzido como indicador-chave de desempenho. Os KPIs servem para mensurar a performance de diferentes processos de uma empresa.
Esse é um KPI de logística muito usado por empresa de e-commerce. Para calculá-lo, deve-se aferir o tempo que cada entrega levou para ser feita após o pedido, somar todos eles e dividir pelo número de entregas feitas no período em análise.
Os indicadores financeiros nada mais são do que métricas e mecanismos para coletar e gerar informações financeiras sobre uma determinada situação. No caso de um negócio, os indicadores financeiros servem para demonstrar quão saudável é um determinado empreendimento.
Este indicador de desempenho financeiro equivale à diferença entre o lucro bruto obtido pela empresa com uma mercadoria ou serviço e o gasto variável unitário (que é a soma do custo variável unitário e as despesas variáveis).
Mas o que são indicadores financeiros? São dados obtidos através de demonstrativos que medem os resultados e o desempenho do negócio. Eles auxiliam na avaliação da performance organizacional, permitindo uma tomada de decisão mais certeira.