Significado de Leme substantivo masculino Superfície plana situada na parte traseira de um barco, ou de um avião, e que serve para dar direção. Ferro que se embebe no vão da fêmea e sobre o qual joga a porta ou janela. [Figurado] Governo, direção.
A roda do leme ou timão é, em náutica, o nome dado ao aparelho que permite governar uma embarcação e que utiliza o leme para modificar o rumo do barco. ... usavam uma roda de leme em madeira. Os veleiros actuais utilizam mais frequentemente o metal (alumínio) e mesmo o kevlar, por questões de leveza.
O leme, também conhecido como timão, é a ferramenta que controla navios e está diretamente ligada à âncora. A tatuagem com este desenho abre margem para várias interpretações. Uma delas é a busca de um caminho para seguir. O leme significa navegação, objetivo, jornada.
Então o sistema de piloto automático movimenta o leme através de um atuador mecânico, eletromecânico ou hidráulico, levando em consideração o rumo selecionado pelo display de comando, desta forma, minimizando os erros de direção, desvio de curso, movimentações do leme pela correnteza de água e o consumo de combustível.
O leme de navegação ou leme de direcção situa-se na parte posterior do estabilizador vertical. É geralmente comandado por pedais, sendo que ao pisar no pedal direito, o avião vira para a direita e vice-versa. Este comando é responsável pelo movimento em torno do eixo vertical (movimento de guinada).
O capitão ou comandante é a pessoa encarregada do comando de um navio no Mar. Essa pessoa pode, também, ser designada, "mestre", "arrais" ou "patrão", nestes casos, normalmente, quando são responsáveis pelo governo de embarcações pequenas ou costeiras ou quando não pertencem ao escalão dos oficiais.