Ácidos nucléicos são polímeros compostos por nucleotídeos. Exemplos: DNA (ácido desoxirribonucleico) e RNA (ácido ribonucleico). Os ácidos nucléicos são formados por nucleotídeos, que são formados a partir de um açúcar, do ácido fosfórico e uma base nitrogenada.
Exemplos de Ácidos
Assim como o DNA, o RNA (ácido ribonucleico) é um ácido nucleico. Essa molécula é essencial na síntese de proteínas, já que ela funciona como uma intermediadora capaz de expressar as informações presentes no DNA. A molécula de RNA é formada a partir da molécula de DNA em um processo chamado de transcrição.
O RNA (ácido ribonucleico) é formado por uma cadeia única que se enrola sobre si mesma. Tanto DNA quanto RNA possuem em comum as bases nitrogenadas adenina, citosina, guanina, mas somente no RNA é que encontramos a base uracila. O RNA é responsável pelo controle e síntese de proteínas.
A molécula de RNA (ácido ribonucléico), sintetizada por transcrição a partir da molécula de DNA (ácido desoxirribonucléico), é formada por um único filamento de nucleotídeos, ou seja, uma fita simples, cujas bases nitrogenadas são: adenina e guanina (bases purinas) e citosina e uracila (bases pirimidinas).