A estenose da junção ureterovesical (JUV), também chamada de megaureter obstrutivo primário, é a causa de ureterohidronefrose (acúmulo de urina nos rins e ureteres) em crianças.
Já a dilatação pielocalicial no adulto ocorre, geralmente, como consequência de cistos, cálculos, nódulos ou câncer na região dos rins ou nos ureteres, que levam ao bloqueio da passagem da urina e ao acúmulo desta, causando dilatação da pelve renal. Confira mais causas e como identificar em Hidronefrose.
Trata-se de uma duplicação do ureter de um mesmo lado, formando unidades renais superior e inferior.
RESUMO. Os Divertículos calicinais (DC) são malformações, congênitas ou adquiridas, do sistema coletor constituídos de uma cavidade no parênquima renal que não contém papilas. Os cálculos presentes em um DC raramente são eliminados de forma espontânea, devido ao tamanho reduzido do seu colo.
O motivo? Ele tem três rins.
O rim supranumerário é uma rara anomalia congênita do trato urinário, com menos de 100 casos documentados na literatura mundial, não havendo diferença entre os sexos, com maior ocorrência no lado esquerdo. Devido à sua raridade, geralmente não é diagnosticado antes da quarta década de vida(4,5).
As clínicas particulares cobram em média de R$ 80 a R$ 120, dependendo da região do país. Os procedimentos que utilizam tecnologias mais recentes, como o tridimensional (3D) ou o Doppler, podem ser mais caros devido ao alto nível de detalhe que podem fornecer.
O ultrassom das vias urinárias, também conhecido como ultrassonografia do aparelho urinário, é um exame de imagem não invasivo utilizado na avaliação dos órgãos dessa região do corpo, como os rins, os ureteres, a uretra, a bexiga e a próstata, no caso dos homens.
Caso o exame seja realizado a título particular, o valor é determinado pela clínica de imagiologia que o executa. Como “ordem de grandeza” podemos afirmar que o preço situa-se, geralmente, entre os 30 e os 75 euros (por exame).
Composto por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra, o sistema urinário é o responsável por formar e garantir a eliminação da urina para fora do corpo.
Além dos rins, as estruturas restantes do sistema urinário funcionam como um encanamento constituindo as vias do trato urinário. Essas estruturas – ureteres, bexiga e uretra – não modificam a urina ao longo do caminho, ao contrário, elas armazenam e conduzem a urina do rim para o meio externo.
Os sistemas renal e urinário incluem os rins, ureteres, bexiga e uretra. São um par de estruturas vermelho- acastanhadas em formato de feijão. Estão localizados no retroperitônio (atrás e fora da cavidade peritoneal), na parede posterior do abdome.
O sistema excretor, também chamado de aparelho urinário, é constituído por:
Para manter o nosso corpo em equilíbrio e com suas funções em perfeito estado, o sistema excretor trabalha filtrando o sangue e eliminando resíduos potencialmente tóxicos, originados das trocas de gases e das reações químicas realizadas pelos outros sistemas que compõem o corpo humano.
Os produtos de excreção são: