substantivo feminino Garantia; o que pode ser usado para assegurar um compromisso, obrigando alguém a cumprir suas obrigações financeiras ou de outra natureza: cheque caução; depósito caução. Penhor; bem ou propriedade que se oferece como garantia para o pagamento de uma dívida: deixei meu carro como caução no banco.
Em resumo, as garantias reais estão divididas em três: penhor, anticrese e hipoteca. Todas estão previstas no Código Civil e garantem o cumprimento de determinada obrigação por meio de bens móveis ou imóveis. Ou seja, é um acordo de segurança selado entre o credor e o devedor.
Garantia é um compromisso adicional que se estabelece numa transação, para assegurar sua realização e/ou lisura. Sendo assim, quando um cliente solicita crédito, o objetivo das garantias e a redução dos riscos creditícios, sendo o não pagamento o maior deles.
Ele cobre até 80% do valor financiado, e a garantia abrange todo o prazo do financiamento, incluindo a carência. A comissão paga pelo tomador corresponde a 0,1% do valor da garantia multiplicado pelo prazo (em meses) do empréstimo.
As garantias pessoais ou fidejussórias são aval e fiança. Em média, as instituições financeiras solicitam algo em torno de 130% em garantias, sobre o valor do financiamento. ... O tomador do empréstimo está desobrigado de comprar produtos do banco para receber o financiamento.
O Fundo Garantidor de Créditos, também conhecido pela sigla FGC, tem a função de proteger titulares de créditos de eventuais riscos em operações realizadas junto à instituições financeiras.
Como contratar um empréstimo com garantia de imóvel
O Crédito com Garantia de Imóvel, também conhecido como Home Equity, é um crédito pessoal em que você usa seu imóvel quitado como garantia e obtém benefícios como menor taxa de juros, altos valores de crédito e maiores prazos para pagar.
O Crédito Real Fácil CAIXA é uma linha de crédito destinada a cliente Pessoa Física, concedido mediante alienação fiduciária de bem imóvel dado em garantia da operação. O recurso não possui destinação específica, ou seja, você pode usar para o que desejar e tem até 180 meses para pagar o empréstimo.
Como funciona o Home Equity? O Home Equity funciona da seguinte forma: uma empresa em busca de crédito coloca seu imóvel quitado como forma de garantia pelo crédito, mas até a operação ser quitada. Dessa forma, o banco se torna "dono" do imóvel durante a dívida existir.