A construção de uma narrativa lógica a partir das citações resulta na fundamentação teórica.
Como fazer o referencial teórico / fundamentação teórica? Você vai precisar pesquisar profundamente sobre o tema de pesquisa. Então, reserve um tempo especial para ler, selecionar, estudar e fazer fichamento de todos as referências bibliográficas que são importantes para seu trabalho.
Sinônimo de Fundamentação Teórica, o Referencial Teórico é a parte do seu trabalho de conclusão de curso a qual abrange os assuntos mais importantes que serão tratados na sua pesquisa. Estes assuntos também servirão como base para o desenvolvimento do problema abordado no seu projeto.
Neste artigo vamos esmiuçar a escrita do capítulo de Referencial Teórico do TCC, dividindo-o em 9 parágrafos e explicando o que é esperado de cada um deles. Desta forma, seu capítulo ficará totalmente à prova de falhas e plágio! No geral o referencial é um capitulo de conteúdo do seu TCC.
O referencial teórico, ou fundamentação teórica, é a etapa do TCC que dá suporte à coleta e análise dos dados e apresenta os conceitos, teorias e modelos que irão sustentar a argumentação do pesquisador.
* b) b) As citações, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas.
Como fazer uma Fundamentação Teórica para o TCC
O tema central do seu assunto deverá iniciar sua revisão. Pesquise e selecione o que outros autores dizem sobre seu objeto de pesquisa. A Fundamentação Teórica é um texto organizado, com conteúdo conectado de maneira lógica. Deve ser escrito de forma que favoreça ao entendimento.
Somente parte da revisão de literatura é usada para compor o referencial teórico. Sugere-se que o referencial teórico faça parte da metodologia científica. Assim, a revisão de literatura é mais ampla e o referencial teórico, derivado da revisão de literatura é mais específico.
Revisão de literatura e revisão bibliográfica: diferenças Diferentemente do que se pode pensar, não tem diferença entre os termos “revisão de literatura” e “revisão bibliográfica“, podem ser utilizados como sinônimos. Embora, muitas vezes apareça um outro nos projetos de pesquisa e nos artigos científicos.
A revisão empírica procura mostrar como problema vem sendo explicado do ponto de vista metodológico. A revisão histórica busca recuperar a evolução de um conceito, tema, abordagem ou outros aspectos que visam explicar os fatores determinantes de um objeto de estudo.