Para diminuir as chances de qualquer problema no início da gravidez, é importante limitar a ingestão de cafeína, evitar saunas e termas. Também deve-se evitar qualquer quantidade de ingestão de álcool e nicotina. De resto, vida normal!
Os temperos fortes como pimenta, gengibre ou curry não fazem mal se forem consumidos com moderação. Entretanto, a ingestão pode causar enjoos, azia, diarreia e desconfortos na gestante, principalmente se ela não estiver acostumada. Nesses casos, tais iguarias devem ser evitadas.
Além de substâncias tóxicas como o álcool e o excesso de açúcar, alimentos como peixes crus, frutas e legumes mal lavados devem ser evitados, pois podem estar contaminados com micro-organismos que afetam o bebê. Veja como fazer uma alimentação saudável durante a gravidez.
Alimentos para evitar durante a gravidez
A comida apimentada na gravidez não faz mal, desde que seja moderada e que a pimenta consumida seja natural, livre de conservantes. Mas cada caso é um caso. Algumas gestantes não sentem desconforto com a ingestão de pimenta.
A pimenta não faz mal do ponto de vista de má-formação do bebê nem é abortiva, porém ela muda o pH do estômago e isso tem consequências ruins para a mulher, já que a gravidez em si causa modificações digestivas muitas vezes desagradáveis (como intestino mais lento, refluxo, azia, etc).
Aumento da acidez do estômago, podendo resultar em gastrite e refluxo gastroesofágico; Aumento do peso devido à grande quantidade de gordura; Desenvolvimento da síndrome metabólica; Problemas renais a longo prazo.