Pergunta 8 0,5 em 0,5 pontos O Movimento (M) é um parâmetro da Língua de Sinais realizado pela mão (ou mãos) quando o sinal é produzido, pode variar quanto o tipo, a direção, a maneira e a frequência do sinal. Não é um parâmetro essencial, pois existem sinais sem movimento.
De acordo com Ferreira-Brito (1995), o parâmetro movimento é bastante complexo, sendo que podemos observar, nos sinais, diferentes tipos de movimento: movimento interno da mão, movimento do pulso e movimento direcional no espaço. Vejamos os exemplos desses tipos de movimento nos sinais abaixo.
Exemplos dessa categoria são: CONHECER, AMAR, APRENDER, SABER, INVENTAR, GOSTAR. Os verbos simples podem incorporar pontos espaciais em determinadas situações.
Os verbos direcionais são verbos que têm concordância e a direção do movimento marca os pontos iniciais no sujeito e finais no objeto. Todos os verbos na LIBRAS são direcionais, já que todos os sinais têm movimento.
Exemplos: ver, perguntar, responder, ensinar, aconselhar, ajudar, ir, encontrar, avisar, b) Não-direcionais (Verbos não direcionais : verbos que não possuem marca de concordância. ... Exemplos: pensar, entender, gostar, duvidar, odiar, saber; e verbos de ação, como: conversar, pagar, falar, acostumar.
2) Verbos que incorporam o objeto: quando o verbo incorpora o objeto, alguns parâmetros modificam-se para especificar as informações. São verbos direcionais espaciais que possuem afixos locativos: VIAJAR. IR.
Explicação: Fazer o sinal ds casa e, em seguida: Com as mãos em "D", cruzadas em forma de cruz, para a frente, na altura do peito, sem movimento e sem orientação!