A diferença entre eles é, basicamente, a intensidade da força de traça que cada um desempenha. Enquanto os ímãs naturais são mais fracos e possuem tamanhos bem definidos, os artificiais podem ser fabricados em diversos tamanhos, além de possuir uma força de tração maior e mais intensa.
Os imãs naturais são compostos por pedaços de ferro magnético ou rochas magnéticas como a magnetita (óxido de ferro Fe3O4). Os imãs artificiais são produzidos por ligas metálicas, como por exemplo, níquel-cromo. Não pare agora... ... O fenômeno do magnetismo pode ser explicado através das forças dipolo.
Significado de Ímã substantivo masculino Magneto; metal composto por um polo de atração e outro de repulsão, sendo capaz de atrair e repelir outros metais. Qualquer objeto imantado que possui essa capacidade.
Os ímãs atraem objetos que contêm ferro, aço, níquel ou cobalto. Eles também atraem ou repelem (empurram para longe) outros ímãs permanentes. Isso ocorre porque todo ímã tem duas extremidades opostas, chamadas de polos: o polo norte e o polo sul.
A água não vaza, por quê? A pressão atmosférica se faz atuante. O ar existente ao redor do copo exerce uma força em todos os sentidos, inclusive de baixo para cima. A essa força damos o nome de Pressão atmosférica, ela não deixa que o papel se desloque da boca do recipiente.