As artérias pulmonares transportam o sangue venoso (com gás carbônico) do coração para os pulmões e a aorta envia o sangue arterial, rico em gás oxigênio, do coração para os tecidos do corpo humano.
O sangue chega ao coração pelas veias pulmonares e entra no átrio esquerdo. Passa para o ventrículo esquerdo e é bombeado pela artéria aorta para o resto do corpo.
Na circulação pulmonar, o sangue é levado do coração até o pulmão e, posteriormente, volta ao coração. Essa circulação inicia-se quando o sangue sai do ventrículo direito pela artéria pulmonar em direção aos pulmões. A artéria pulmonar ramifica-se e segue cada uma para um pulmão.
Existem três tipos principais de vasos que fazem a circulação do sangue: veias, artérias e capilares. O sangue arterial, com oxigênio e nutrientes, é levado do coração para os tecidos do corpo e o sangue venoso, com gás carbônico e outros resíduos, vão do corpo para os pulmões.
As artérias atuam levando o sangue do coração para todos os tecidos e órgãos do corpo. É errado afirmar que elas transportam apenas sangue oxigenado (sangue arterial), pois as artérias pulmonares transportam sangue rico em gás carbônico em direção aos pulmões.
O tronco da artéria pulmonar é a origem da Pequena circulação|circulação pulmonar. Se origina do ventrículo direito do coração, de quem recebe o (sangue venoso) que deve ser dirigido aos (pulmões) para oxigenação. Se divide em dois ramos, a arteria pulmonar esquerda e a artéria pulmonar direita.
As veias pulmonares trazem sangue arterial dos pulmões para o coração e depois para o corpo e distribuído para os tecidos. A artéria pulmonar envia sangue venoso para os pulmões.