Machaerus, Jordânia
Um dia para celebrar João Batista, o padroeiro de Santa Cruz do Sul. Nesta quartá-feira, 24, e é celebrado o nascimento de São João Batista. As festas juninas, ou de São João, inspiradas nesta data, têm origem com os camponeses europeus que, lá, comemoravam o início do verão.
Festa Junina - Os santos: Conheça Santo Antônio, São João e São Pedro - UOL Educação.
A origem foi na Europa como uma festa pagã, em comemoração à fertilidade da terra e às boas colheitas. Na Idade Média, a festa se tornou parte do calendário cristão e uma festa da Igreja Católica em homenagem aos três santos: Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho).
O começo da festa junina ao Brasil remonta ao século XVI. As festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições.
Além disso, a festa junina contribui para desenvolver habilidades socioemocionais nas crianças. Ao possibilitar a integração entre os alunos, essa festividade estimula competências importantes para a sociabilização, como a cooperação, a paciência e o respeito.
Durante as festas juninas no Brasil, são realizadas danças típicas, como as quadrilhas. Também há produção de inúmeras comidas à base de milho e amendoim, como canjica, pamonha, pé de moleque, além de bebidas como o quentão. Outra característica muito comum é a de se vestir de caipira de maneira caricata.
Os festejos juninos no nordeste brasileiro são regados de danças típicas, como as quadrinhas, que reúnem centenas de pessoas em compassos sincronizados e muito divertidos. Os únicos estilos musicais que predominam durante as festas são o forró, o sertanejo universitário e o cabrueira.
As duas cidades que disputam o título de 'Maior São João do Mundo'....
Campina Grande
As 7 melhores Festas Juninas pelo Brasil
As cinco melhores festas juninas do Nordeste do Brasil
As cinco maiores festas juninas do Brasil
As maiores Festas Juninas do Brasil
“Os nobres franceses começaram a dançar quadrilha no século 18. E a dança era bem diferente há 400 anos. A quadrilha era dançada em formato de quatro pares, daí o nome 'quadrille', um de frente para o outro”, conta a pesquisadora Eleonora Leal.
As danças típicas para festa junina mais populares são a quadrilha, fandango, bumba meu boi, lundu e cateretê.