Platelmintos são conhecidos como vermes de corpo achatado, devido a sua estrutura corporal ser achatada dorsoventralmente. São animais triblásticos, acelomados e com simetria bilateral. O sistema digestório é incompleto e ausente em algumas espécies.
O animal é um tubo dentro do outro. O tubo interno é o trato digestivo e o externo é constituído por uma cutícula. Não têm sistema circulatório , também não têm órgãos respiratórios. Sistema digestório completo, com boca e ânus.
platelmintos: Os platelmintos são seres triblásticos, acelomados, ou seja, não possuem celoma, cavidade interna. moluscos: Os moluscos, são triblásticos, celomados, ou seja, possuem a cavidade celoma. ... platelmintos: O sistema digestivo dos platelmintos é um sistema digestivo extra ou intracelular, incompleto.
Hábitat e modo de vida dos Nematelmintos A maioria dos nematelmintos ou nematódeos é de vida livre em ambientes terrestres ou aquáticos marinhos e de água doce. Possuem grande importância na saúde, pois algumas espécies atuam como parasitas de plantas e animais, inclusive o homem.
Para evitar as verminoses, algumas recomendações podem ser seguidas:
A minhoca pertence ao filo dos anelídeos - nome que inclui vermes com o corpo segmentado, dividido em anéis. ... Os anelídeos compreendem cerca de 15 mil espécies, com representantes que vivem no solo úmido, na água doce e na água salgada. Podem ser parasitas ou de vida livre.
O corpo dos anelídeos é composto por anéis (metâmeros) e revestido por celoma. O celoma é uma cavidade corporal que se localiza no interior da mesoderme. É preenchido por um líquido chamado de fluido celômico, onde se alojam as vísceras do animal.
Um animal que tem o corpo segmentado significa dizer que seu corpo tem uma série de divisões longitudinais distribuídas em si de forma repetitiva que origina compartimentos internos no celoma, sendo estes compartimentos separados por septos (parecem anéis ao redor do corpo).
Corpo não segmentado ou indiviso: corpo que não apresenta qualquer divisão.
Em sentido estrito, um metâmero é uma porção do corpo que contém todas as partes orgânicas essenciais. Em sentido lato é cada um dos segmentos semelhantes em que se divide o corpo de um animal. ... As centopeias e as minhocas são exemplos de animais com metamerização residual nas estruturas associadas à coluna vertebral.
Nesse local de maturação, é possível observar os pelos absorventes, que se relacionam com a capacidade da raiz de absorver água e sais minerais. Os pelos, que são na realidade extensões das células epidérmicas, fazem com que a superfície de contato com o solo aumente, favorecendo, assim, a absorção.
Região meristemática: região onde se encontra o meristema primário e onde as novas células da raiz são produzidas. Essa região, no ápice da raiz, é revestida pela coifa, que se assemelha a um dedal.
Zona pilífera: Denominada também como zona de absorção. Tem a função de absorver água e sais minerais do solo que formarão a seiva da planta. É caracterizada pela presença de pelos responsáveis pela absorção. ... A partir dela são formadas as raízes secundárias, que têm a função de fixar a planta ao solo.
Zona de ramificação- zona onde se localizam as raízes secundarias, que ajudam a fixar a planta ao solo.
2) Por que dizemos que não pode haver ramificações na zona lisa da raiz? Pois é o local de multiplicação celular, responsável pelo crescimento da raiz. Se houver ramificações, o crescimento será afetado diretamente.
A zona de crescimento da raiz localiza-se na zona lisa, também chamada de zona de desenvolvimento, situada entre a coifa e a zona polífera.