O lactário é uma área específica destinada a: a) Elaboração de fórmulas lácteas infantis, sucos, papas de frutas e papas salgadas oferecidos às crianças até 1 ano e leite integral servido na mamadeira para crianças acima de 1 ano que não tenham completado a transição para a caneca.
Prepara refeições dos bebês de acordo com as prescrições pediátricas e/ou nutricionais, cuida da correta nutrição dos bebês, armazena leites e papas, distribui e recolhe mamadeiras, higieniza mamadeiras e chupetas, controla o estoque de comida para bebês.
O lactário é uma unidade obrigatória em todos os hospitais que mantêm leitos para crianças e berços para recém-nascidos. Destina-se ao preparo de leite e seus substitutos, a partir de técnicas adequadas, de modo a oferecer à criança uma alimentação sem risco mínimo de contaminação.
Antes de utilizar a mamadeira, lavá-la com água quente, sabão neutro e escova apropriada. Tendo o cuidado para que o sabão seja totalmente removido no enxágue. A esterilização deve ser feita por meio da fervura onde as mamadeiras, chupetas e os bicos estejam totalmente submersos na água durante a fervura.
Para limpar a mamadeira, especialmente o bico de silicone e a chupeta do bebê, o que se pode fazer é lavar primeiro com água quente, detergente e um escova própria que chegue ao fundo da mamadeira, para remover os resíduos visíveis e depois deve-se esterilizar com água fervente para matar os germes que causam mau ...
- Mamadeiras e chupetas individuais, identificadas, rigorosamente lavadas com água e sabão, secas e guardadas em armário fechado. Se as mamadeiras forem de uso coletivo devem ser lavadas e desinfetadas com solução clorada ou fervidas durante 10 minutos. - Toalhas de mão e panos de prato devem ser lavados diariamente.
Recomendamos a desinfeção periódica de todos os pisos e paredes com produtos específicos para o efeito. Se a sua creche ou jardim-de-infância possui cortinas, elas também exigem atenção. O tecido pode acumular ácaros, mofo e poeira, sem contar as manchas que prejudicam bastante a imagem da instituição.
O ambiente deve ser bem organizado, iluminado e ventilado. Toda embalagem que chega na creche deve ser higienizada e os alimentos refrigerados ou congelados precisam passar por um controle de temperatura frequente. É essencial que o estoque tenha um sistema de PVPS, primeiro que vence, primeiro que sai.
São itens básicos nesse espaço um freezer com 305 litros de capacidade, uma geladeira de 270 litros, um fogão industrial de quatro ou seis bocas e um liquidificador industrial.
O refeitório de uma escola deve ser entendido como uma extensão da sala de aula. Nos bancos e mesas as crianças podem aprender não só sobre a importância de uma boa alimentação, como também de socializar. Acreditamos que educação é o alimento da alma, mas é igualmente importante cuidar do alimento do corpo.
Se você está decidido a investir, há duas opções. Uma delas é o refeitório terceirizado, em que as refeições são produzidas por uma empresa contratada. Outra é o restaurante próprio: nesse caso, a empresa fica responsável pela compra dos alimentos e por contratar um profissional que prepare a comida.
A fórmula mais utilizada para o cálculo do absenteísmo é: (quantidade média de colaboradores x total de dias úteis perdidos) ÷ (quantidade média de colaboradores x total de dias úteis) = absenteísmo.
Podemos definir absenteísmo como o índice de faltas e atrasos dos funcionários de uma empresa. Quando essa taxa é muito elevada torna-se sintoma de problemas de gestão, engajamento ou volume de trabalho excessivo, causando estresse e outros problemas de saúde.
O absenteísmo é uma ausência ou conduta faltosa prolongada e repetida de certos trabalhadores. Sob o ponto de vista do RH e da segurança e saúde no trabalho, ele pode ser causado por: doenças e enfermidades, motivos familiares e pessoais, dificuldades financeiras e de transporte até o local de trabalho, etc.