As habilidades socioemocionais são um conjunto de aptidões desenvolvidas a partir da Inteligência Emocional de cada uma das pessoas. Em resumo, elas apontam para dois tipos de comportamento: a sua relação consigo mesmo (intrapessoal) e também a sua relação com outras pessoas (interpessoal).
As competências socioemocionais se encaixam no conjunto de habilidades que desenvolvemos para lidar com nossas emoções durante os desafios cotidianos e estão ligadas à nossa capacidade de conhecer, conviver, trabalhar e ser.
O trabalho das competências socioemocionais ajuda os alunos a desenvolver características importantes, como a empatia, a comunicação, a resiliência, a coragem e a comunicação, essenciais para o sucesso no mercado profissional e na sociedade.
Chamadas de competências socioemocionais ou não cognitivas, elas contribuem para a formação de um cidadão socialmente responsável, que sabe lidar com as próprias emoções e se posicionar nas relações com o mundo.
As dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são um conjunto de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes que buscam promover o desenvolvimento dos estudantes em todas as suas dimensões: intelectual, física, social, emocional e cultural.