Antes da instituição do SUS, o acesso aos serviços de saúde só era garantido apenas às pessoas que contribuíam para a previdência social. Igualdade: é a garantia de acesso de qualquer pessoa, em igualdade de condições, aos diferentes níveis de complexidade do sistema, de acordo com a necessidade clínica.
Por definição, igualdade se trata de "não se apresentar diferença quantitativa, numa comparação, mostram-se as mesmas proporções". ... Assim, equidade de gênero se trata da busca por igualdade, considerando, porém, a realidade prática encontrada.
No Brasil, os fatores que mais contribuíram para as causas da desigualdade de gênero foram: omissão do Estado - no Brasil República, por exemplo, as mulheres não tinham direito ao voto e não podiam trabalhar em determinados estabelecimentos.
A desigualdade racial é resultado de processos históricos, culturais e políticos, baseados na crença da superioridade de algumas “raças”. No Brasil, a escravidão é o episódio cujas consequências são mais explícitas em relação à desigualdade racial.
Para o presidente da Fundação Palmares, a explicação para tanto atraso na inclusão de negros no Brasil em razões historicas. “Há uma resistência porque o negro no processo da abolição não teve a oportunidade de ter assegurado o direito a educação, o direito à terra, ao trabalho, a saúde e a moradia," disse ele.
A desigualdade racial é o resultado de distinções sociais hierárquicas entre grupos étnicos dentro de uma sociedade e, muitas vezes estabelecida com base em características como a cor da pele e outras características físicas ou origem e cultura de um indivíduo.