Empresa prestadora de serviço é aquela que executa atividades contratadas por pessoas físicas ou jurídicas. Nesse caso, o lucro da empresa vem exclusivamente da prestação de serviços, ou seja, da obrigação de fazer algo a alguém mediante remuneração, sem venda ou fabricação de um produto.
Frequentemente se diz que produtos são tangíveis, podem ser tocados, enquanto serviços são intangíveis, não podem ser tocados. ... O serviço, por sua vez, não transforma objetos em bens, mas é consumido enquanto é prestado.
Na área da economia e do marketing, um serviço é o conjunto de actividades realizadas por uma empresa para responder às expectativas e necessidades do cliente. ... Por isso, o serviço é definido como sendo um bem não material.
Os serviços públicos econômicos encontram fundamento no art. 145, inciso II[4] e art. 175 da Constituição Federal, ou seja, esses serviços são remunerados mediante taxas ou tarifas. ... O conceito conteria então os serviços públicos econômicos e sociais, que constituiriam a sua classificação básica.
O sistema privado é administrado por empresas que realizam a intermediação entre os usuários finais do sistema de saúde e os prestadores de serviços utilizando, como forma de financiamento o pré-pagamento, o seguro saúde e a contribuição compulsória.