Fotoperiodismo é um termo usado na botânica e descreve os efeitos e adaptações de plantas ao fotoperíodo, que representa o comprimento de um dia e consiste na duração do período de luz de um determinado lugar, dependendo da latitude e da estação do ano.
De acordo com a maneira como o fotoperiodismo afeta a floração, as plantas podem ser classificadas em três tipos principais: plantas de dia curto, plantas de dia longo e plantas indiferentes.
Plantas de dia-curto: são aquelas que florescem quando o período iluminado tem duração menor que um dado número de horas, o que recebe o nome de fotoperíodo crítico. ... Normalmente, tais plantas florescem no início do outono ou da primavera, como é o caso do morangueiro.
Fotoperíodo é a duração do dia em relação à noite em um tempo de 24 horas. Fotoperiodismo é a reação da planta à esse tempo. O fotoperíodo exerce influência sobre a floração, pois este aponta as estações do ano. ... As plantas de dia longo e as de dia curto são as plantas que florescem apenas em determinada época do ano.
Os movimentos vegetais ocorrem quando as plantas recebem um estímulo que pode ser de luz, água, gravidade, etc. Os vegetais não são seres vivos imóveis, eles também respondem, através de movimentos, a estímulos externos.
Essas substâncias, os hormônios, atuam em pequenas quantidades modificando o funcionamento de células específicas. Esses hormônios vegetais também podem ser chamados de fitormônios. Atualmente, os hormônios vegetais são classificados em 5 grupos: auxina, giberelina, citocinina, ácido abscísico e etileno.
O etileno é um gás que estimula a maturação dos frutos, induz a abscisão de flores, frutos e folhas e desempenha papel importante na determinação do sexo das flores de algumas plantas. Os hormônios vegetais influenciam nas mais variadas atividades de uma planta, desde a germinação da semente até a maturação dos frutos.
Os hormônios vegetais, ou fitormônios, atuam diretamente no desenvolvimento das plantas e envolvem processos como crescimento, floração, frutificação, entre outros. O desenvolvimento das plantas envolve processos como crescimento, floração, frutificação, entre outros.
Os hormônios vegetais ou fitormônios são substâncias produzidas pelas plantas e que atuam na regulação do seu desenvolvimento e crescimento. ... Os principais hormônios vegetais são: auxinas, giberelinas, citocininas, etileno e ácido abscísico.
Hormônios que estimulam o alongamento celular das plantas As auxinas são fitormônios ou hormônios estimuladores. ... Além de atuar promovendo essa movimentação, a auxina é uma substância fundamental para o desenvolvimento do caule, raízes e frutos. As auxinas também podem ser encontradas em fungos, algas e bactérias.
Os fitormônios, como também são chamados os hormônios vegetais, são substâncias orgânicas atuantes nos diferentes órgãos das plantas: raiz, caule, folhas, flores e frutos, responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento do vegetal.
As citocininas são hormônios vegetais que retardam o envelhecimento, atuam na germinação de sementes e, com a auxina, estimulam a divisão celular. ... São distribuídas pela planta, das raízes até os brotos, pelo xilema.
O ácido abscísico é um hormônio vegetal sintetizado principalmente nas folhas, mas também em pequena concentração no caule e na coifa, atua na inibição do crescimento caulinar e radicular, na quebra da dormência de sementes e no fechamento dos estômatos quando falta água às plantas.
Citocininas são hormônios vegetais responsáveis pela divisão celular. Acredita-se que esses hormônios são produzidos nos meristemas das raízes, folhas e frutos jovens, além de sementes em desenvolvimento. O transporte de citocinina para as diversas partes do vegetal é feito principalmente pelo xilema.
As principais naturais são a trans-zeatina, dihidrozeatina e a Isopentenil-adenina, e as sintética são a cenetina e BAP. A característica comum às citocininas são: possuir uma cadeia lateral ligada ao N-6 da adenina e todas as citocininas naturais são derivadas da adenina.
A descoberta das citocininas ocorreu por meio de pesquisas que investigavam os fatores envolvidos no crescimento e desenvolvimento de células e tecidos isolados em tubos de ensaio, processo chamado de cultura de tecidos ou cultivo in vitro.
As citocininas modificam a dominância apical e promovem o crescimento de gemas laterais. ... Fisiologicamente, a formação de ramos é regulada por uma complexa interação de hormônio, incluindo auxina, citonina e um sinal recentemente identificado (estrigolactona, novo hormônio) proveniente da raiz.
Definição. A pasta citocinina é um medicamento à base de citocinina fito-hormona que promove a estimulação da divisão celular.. ... A loja tem análogos da pasta original importada, que contém um hormônio na lanolina e é muito mais barata no preço. Existem também medicamentos com componentes adicionais - vitaminas.
Resposta:atingindo a fase senescente. Explicação: Podemos concluir que a folha está em sua fase senescente, pois a auxina é produzida nos primórdios foliares e em folhas jovens.
(TAIZ e ZIEGER, 2009). A biossíntese de giberelinas ocorre tanto nas sementes em desenvolvimento, como em plântulas jovens, ápices caulinares, e embriões em processo germinativo.
Os hormônios ou fitormônios são, portanto, substâncias naturais produzidas pelo próprio vegetal, enquanto os termos, regulador de crescimento ou regulador vegetal são empregados para todas as substâncias,naturais (produzidas por fungos, por exemplo) ou artificiais, que possuem efeitono crescimento e desenvolvimento das ...
Os reguladores de crescimento são substâncias sintéticas que interferem no balanço hormonal das plantas, inibindo a síntese e a movimentação do hormônio giberelina.
Os hormônios que atuam no crescimento e desenvolvimento dos vegetais são as auxinas, as giberelinas, as citocininas, o etileno e o ácido abscísico.
Giberelinas As geberelinas são substâncias que podem ter seu seus efeitos análogos ao das auxinas. Uma das diferenças é que as giberelinas têm a sua ação quando aplicadas em uma planta intacta. Já as auxinas possuem maior efeito em segmentos de plantas.
Os fatores que controlam o crescimento de uma população podem ser: 1. Fatores abióticos: alimento, espaço e clima. Em condições naturais, não existem espaço ou alimento em quantidades ilimitadas, morrendo - a cada geração - boa parte dos indivíduos que nascem.
Giberelinas são hormônios produzidos nas raízes e folhas jovens de uma planta, com diversos efeitos sobre o funcionamento de um organismo vegetal, tais como: o alongamento celular, quebra da dormência das gemas presentes no caule, promoção da germinação e desenvolvimento dos primórdios foliares e frutos, contudo pouca ...
As citocinas também atuam em associação com as auxinas no controle da dominância apical. Nesse caso, os dois hormônios tem efeitos antagônicos. As auxinas que descem pelo caule inibem o desenvolvimento das gemas laterais, enquanto as citocinas que vêm das raízes estimulam as gemas a se desenvolverem.
A aplicação de auxinas sobre a superfície do caule promove a formação de raízes adventícias, o que é útil na propagação vegetativa por meio de estacas. O nível de auxinas nos tecidos do ovário sobe sensivelmente por ocasião da fecundação, promovendo o desenvolvimento do fruto.
etileno
A produção de raízes e parte aérea dependerá da concentração desses hormônios na cultura. ... Na cultura de tecidos, a alta concentração de citocinina estimula a formação de brotos, enquanto a alta concentração de auxina leva à formação de raízes.