Os fenícios eram uma antiga civilização que se estabeleceu onde hoje ficam o Líbano e partes da Síria e de Israel. ... Ao longo da costa do mar Mediterrâneo e em ilhas da região, os fenícios montaram várias cidades-estados independentes, como Biblos, Tiro e Tripolis.
A civilização fenícia desenvolveu-se na Fenícia, território do atual Líbano. Os fenícios eram povos de origem semita. Por volta de 3000 a.C., estabeleceram-se numa estreita faixa de terra com cerca de 35 km de largura, situada entre as montanhas do Líbano e o mar Mediterrâneo.
A civilização fenícia foi uma cultura comercial marítima empreendedora que se espalhou por todo o mar Mediterrâneo durante o período que foi de 1 500 a.C. a 300 a.C.. Os fenícios realizavam comércio através da galé, um veículo movido a velas e remos, e são creditados como os inventores dos birremes.
Os fenícios também são conhecidos como “sidônios”, termo que tem como base a cidade de Sidon. Esse povo ficou extremamente conhecido na Antiguidade por ter exímios comerciantes e navegadores, produzindo as melhores embarcações de sua época e por ter mercadorias apreciadas por diversos povos.
“Os fenícios realizavam comércio através da galé, um navio movido a velas e remos, e são creditados como os inventores do birreme, tido como o melhor navio da antiguidade”.
O Fim dos Fenícios Quando Ciro II, rei da Pérsia, conquistou a Fenícia, os fenícios fugiram e fundaram Cartago. Ao fim de três conflitos pelo domínio do Mar Mediterrâneo, durante as Guerras Púnicas, Roma destrói Cartago e passa a dominar o comércio do Mediterrâneo.
Finalmente, Alexandre Magno (ou Alexandre, o Grande) conquistou o território fenício durante a expansão de seu Império. Dessa forma, a Fenícia foi dominada pela civilização helenística. A partir disso, o povo fenício desapareceu juntamente com a etnia, que foi miscigenada com outros povos.
História Geral. Os fenícios localizavam-se na porção norte da Palestina, onde hoje se encontra o Líbano. Os povos originários dessa civilização são os semitas que, saindo do litoral norte do Mar Vermelho, fixaram-se na Palestina realizando o cultivo de cereais, videiras e oliveiras.
A contribuição mais importante dos fenícios refere-se à invenção do alfabeto linear, a partir do qual todos os outros alfabetos foram derivados. A literatura desse período era escrita em papiro, mas esse material não sobreviveu aos anos devido às condições climáticas e à umidade.
A mais importante herança,q o legado fenicio deixou para as civilizações psteriores foi a criação do sistema de escritaq prático e simples,baseado num alfabeto d 22 letras q deu origem ao usado atualmente pelos ocidentais.
Resposta. Resposta: Hebreus, Fenícios e Persas. O Legado Cultural Monoteísta O maior legado deixado pelo povo hebreu foi religioso, pois foram os primeiros a adotarem o monoteísmo, o que hoje é utilizado pelas principais religiões.
O Legado Cultural da Grécia Antiga até hoje determina a vida no Ocidente. ... Este post mostra a influência cultural da Grécia Antiga: conceitos como democracia, filosofia, teatro e artes em geral, arquitetura, e as olimpíadas, por exemplo, receberam contribuições significativas desta importante civilização.
Os gregos são responsáveis pela criação ou desenvolvimento da filosofia, da filosofia política, da pedagogia, de um modelo racional para explicar a natureza, do alfabeto que serviu de base para o alfabeto latino, pela religião tradicional dos romanos e por diversas formas artísticas (são os gregos os pais da tragédia, ...
Os romanos conquistaram vários impérios e a sua influência na humanidade foi tremenda. O alfabeto, a numeração, os templos, os aquedutos e outros monumentos incríveis como o Coliseu e o Panteão fazem parte de um vasto legado deixado por este povo.
Principais legados dos romanos para as civilizações posteriores:
Resposta. O legado do povo egípcio é bastante complexo, mas resumidamente, os principais legados do povo egipcio sem dúvida são sua cultura, sua arquitetura na construção das piramides e o artesanato que sempre envolveu muita elegancia e sofisticação.
Arquitetura Romana é uma manifestação artística dos Romanos que sofreu grande influência da arquitetura grega e estrusca. O luxo, a grandiosidade e a simetria das formas são algumas de suas características. Como exemplos de obras estão os templos, termas, basílicas, anfiteatros e arcos do triunfo.
Até mesmo línguas que não são de origem latina (alemão, por exemplo), utilizam o alfabeto romano. Os romanos desenvolveram várias técnicas arquitetônicas para construir grandes templos, palácios, estádios, aquedutos, anfiteatros e prédios públicos.
Após a queda do Império Romano e a invasão dos germânicos na Europa, várias línguas se originaram do latim. ... Até mesmo línguas que não são de origem latina (alemão, por exemplo), utilizam o alfabeto romano. Os números (algarismos) romanos, criados e utilizados em Roma Antiga, também chegaram até nós.
Nesse campo do conhecimento e da organização social — a ciência jurídica, o mundo ocidental sofreu intensa influência romana. Os códigos jurídicos atuais são também influência romana. Os Códigos de Lei romanos foram construídos ao longo do tempo, adaptando-se às mudanças que ocorriam nas relações sociais da população.
Legado da civilização romana para a cultura ocidental Aquedutos, termas romanas, pontes, mercados e anfiteatros são exemplos dessa categoria. Além disso, a projeção de templos, palácios, pórticos, tribunais, mosteiros e igrejas. ... Na Roma Antiga houve ainda a formação de catacumbas, fontes, obeliscos, pontes e templos.
Nas suas construções os Romanos usaram materiais tradicionais como a pedra, o tijolo, a mármore e a madeira, e outros, mais econômicos e fáceis de trabalhar, criados ou recriados por eles de forma inovadora - falamos dos diferentes tipos de opus (termo usado pelos romanos para designar o material ou o tipo de ...
Resposta. Um dos legados mais importantes deixados pelos Etruscos foi o uso do arco e da abóbada nas construções . Esses dois elementos arquitetônicos permitiram aos romanos criar amplos espaços internos, livres dos excessos de colunas .
Os engenheiros romanos usavam um sifão invertido para mover a água através de um vale caso julgassem pouco prático construir um aqueduto elevado. ... Eles construíram algumas das primeiras rodas de água fora da Grécia pra moer grãos e difundiram a tecnologia para construção de rodas de água em torno do Mediterrâneo.
A arquitetura romana tem inicio no século II a.C e nasceu da junção entre a arquitetura grega e a etrusca. ... Nas obras romanas é possível observar a influência dos gregos com o uso de colunas – especialmente nos templos – e a inspiração etrusca nos arcos e abóbodas.
O arco, desconhecido dos gregos, foi uma inovação dos romanos, utilizado sobretudo nas construções destinadas a comemorar as grandes vitórias militares.
Resposta. Teatros, aquedutos, estradas , fóruns .