O Renascimento Urbano representou uma das vertentes que formaram o movimento Renascentista, ao lado do Renascimento Cultural e Comercial. ... Assim, o Renascimento Urbano está associado ao florescimento e desenvolvimento das cidades medievais, os “Burgos”.
Olá. O renascimento comercial foi o estopim da ascenção da classe burguesa, que começava a se divergir dos princípios do feudalismo (produção de subexistência, sem excedentes). Durante esse período, instalaram-se medidas congruentes (de peso, comprimento etc) e se revigorou a existência de uma moeda de troca.
Foram características do renascimento comercial e urbano do fim da Idade Média a retomada do crescimento das cidades, mudança das bases da economia da agricultura para o comércio, ascensão social da burguesia (a classe responsável pelo comércio) e início do processo de centralização política.
Resposta. A grande consequência do Renascimento comercial e urbano foram foi o renascimento cultural, o crescimento das cidades, a formação das metrópoles e o surgimento dos primeiros estados modernos europeus, a exemplo de Portugal e Espanha.
O movimento renascentista tinha como eixo a ideia de que o homem é dotado de dignidade intrínseca, de modo que a razão deve ser valorizada por si mesma e que a liberdade humana deve ser expandida, e não limitada, por meio da socialização.
As principais diferenças entre estes dois fenômenos históricos eram as atividades econômicas ali conduzidas e quem os administrava: nos feudos era majoritariamente agrícola e era conduzida pela nobreza hereditária, enquanto que nos burgos era mercantil (produção e comércio de bens de consumo) e conduzida pelas famílias ...
Os habitantes dos burgos dedicavam-se ao comércio e à produção artesanal, que era realizada pelo mestre em sua oficina. Seus habitantes eram chamados de burgueses, crescendo em poder econômico de modo que no século XIX formaram a burguesia.
As Cruzadas ocorreram entre os anos de 1096 e 1270 e conduziram a Europa a um momento de renascimento comercial: ao voltarem das batalhas em terras orientais, os cruzados traziam consigo produtos de luxo, como tapetes persas, porcelanas chinesas, tecidos finos ou especiarias (temperos como cravo, canela e pimenta), que ...
Ao lado do Renascimento Cultural e Urbano, o Renascimento Comercial foi marcado pela intensificação das relações comerciais entre as nações, pondo fim ao sistema feudal e dando início ao capitalismo comercial. ...
Quarta Cruzada
Elas foram expedições militares organizadas entre 1095 e 1291 pelas potências cristãs europeias, com o objetivo declarado de combater o domínio islâmico na chamada Terra Santa, reconquistando Jerusalém e outros lugares por onde Jesus teria passado em vida.