Com o fim da Era Napoleônica, a França assistiu a supremacia dos regimes absolutistas lhe impor o retorno da dinastia Bourbon, sob a tutela do rei Luís XVIII (1814 - 1824).
Denomina-se revolução francesa de 1848 aos eventos revolucionários que encerraram a Monarquia de Julho (1830-1848) e levaram à criação da Segunda República Francesa. ... Em 2 de dezembro de 1848, Luís Napoleão foi eleito presidente da Segunda República, em grande parte com apoio camponês.
Republicanos, socialistas e bonapartistas se aproveitavam do fim da censura para realizarem grandes banquetes públicos durante os quais discutiam as reformas a serem empreendidas no país. Conhecida como a “política dos banquetes”, essa manifestação acabou ganhando força entre amplos setores da população francesa.
A Primavera dos Povos foi um momento de revolução da população contra os abusos da monarquia. Após a publicação do Manifesto Comunista, os ideais socialistas inflaram o povo a lutar por melhores condições. Embora tenha sido dissipado, o movimento trouxe mudanças importantes na história.
A Revolução Liberal do Porto foi um movimento militar iniciado em agosto de 1820 na cidade do Porto, ao norte de Portugal, espalhando-se rapidamente para outras regiões do país até chegar à capital, Lisboa.
Explicação: A Revolução Liberal do Porto foi um movimento político em Portugal no ano de 1820, de caráter liberal e antiabsolutista. ... Portugal estava em crise econômico, o que gerou forte descontentamento popular, pois aumentou o desemprego e a pobreza. Além disso houve grande queda nos lucros dos comerciantes.
Resposta. Foi uma revolução portuguesa de cunho liberal que ocorreu em 1820. Suas principais motivações eram a permanência da família real no Brasil e dominação inglesa. Reivindicava a volta de Dom João VI e família para Portugal, o rebaixamento do Brasil para o status de colônia e o fim do absolutismo.
Objetivos principais: - Forçar o retorno da corte, que estava no Brasil desde 1808, para Portugal. ... - Enfraquecer o movimento pró-independência que crescia a cada dia no Brasil. - Substituir o regime absolutista pela monarquia constitucional, com uma Constituição de caráter liberal.
O que iria acontecer? Após inúmeras dúvidas e hesitações, pressionado, desejando preservar o regime, a sua dinastia e a manutenção da união dos reinos europeus e americano, D. João VI (1767-1826) regressou a Portugal no dia 26 de abril de 1821.
10 de março de 1826
A introdução de estabelecimentos de Ensino Superior, o Tratado de Navegação e Comércio e a transferência da capital do Império Português para o Rio de Janeiro foram as principais medidas tomadas por Dom João que encaminharam o Brasil ao processo de independência.
cercamentos, jazidas de ferro e carvão, aumento do comércio e da frota naval.
O problema da sucessão ao trono português, entretanto, já existia, pois D. Pedro era o herdeiro legítimo e, assim, era o imperador do Brasil, situação que poderia gerar a união de duas Coroas sob o mesmo soberano. Isso não agradava a Portugal, que via nessa possibilidade seu progressivo enfraquecimento.
João VI, ocorrida no dia 10 de março de 1826. O problema da sucessão ao trono português, entretanto, já existia, pois D. Pedro era o herdeiro legítimo e, assim, era o imperador do Brasil, situação que poderia gerar a união de duas Coroas sob o mesmo soberano.
"As Barbas do Imperador".) Como resultado da vinda do Príncipe D. João para o Brasil, estão relacionados vários acontecimentos, EXCETO: Escolha uma: a. Abertura dos Portos em 1808.