A pressão alta nos olhos acontece quando pressão no interior do olho é superior a 21 mmHg (valor normal). Um dos problemas mais comuns que causa este tipo de alteração é o glaucoma, no qual a pressão do olho pode chegar perto dos 70 mmHg, sendo geralmente controlado com o uso de colírios receitados pelo oftalmologista.
“Aumento” da pupila (parte preta do olho, bem central, no meio da íris); Visão turva e embaçada; Observação de arcos em volta das luzes; Diminuição da visão periférica.
A elevação da pressão intraocular provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual e o glaucoma, que se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira. A doença é assintomática no início. A perda visual só ocorre em fases mais avançadas e compromete primeiro a visão periférica.
Infelizmente qualquer pessoa pode ficar cega. Em pessoas saudáveis é muito raro que alguma doença cause cegueira. Sempre devemos lembra do risco de um acidente machucar os olhos e causar um dano irreversível.
Principais causas da cegueira irreversível: Glaucoma avançado. Degeneração Macular Relacionada à Idade. Retinopatia diabética avançada. Deficiência de vitamina A (principalmente em crianças)
Quando a visão diminui ou desaparece nos dois olhos ao mesmo tempo, os motivos geralmente são de ordem neurológica. Um quadro neurológico agudo pode ocasionar a perda da visão súbita, e algumas enxaquecas, por exemplo, podem causar cegueira temporária. Nesse caso, passada a cefaléia, a visão volta ao normal.
Um dos tratamentos disponíveis na retinopatia diabética é o laser árgon. Este tratamento provoca a destruição dos vasos sanguíneos anormais, assim como das áreas da retina isquémicas. Normalmente, são necessárias 3 longas sessões de laser, mais duas sessões para completar o tratamento.
Reduza o risco de retinopatia diabética
A retinopatia diabética geralmente afeta ambos os olhos e se não diagnosticada e tratada precocemente pode levar a cegueira irreversível. No entanto, o aparecimento ou progressão da doença pode ser prevenido pelo controle adequado dos níveis de glicose no sangue.
O aumento do açúcar no sangue e a falta de controle da doença levam a alterações nos vasos sanguíneos da parte posterior do olho, chamada de retina, e da porção central, conhecida por mácula. Assim surgem a retinopatia diabética e o edema macular diabético que, se não forem tratados, podem levar à cegueira.
O diabetes, por exemplo, atinge os vasos sanguíneos do corpo inteiro. Quando a doença está descontrolada, pode afetar também os vasos dos olhos, desenvolvendo retinopatia diabética. Os vasos ficam lesionados e o sangue extravasa. Sem sangue, falta oxigênio e a retina começa a sofrer.
O diagnóstico O especialista pede um exame de sangue que mede a glicemia, o nível de açúcar no sangue. O teste é feito em jejum. Se o resultado dá igual ou acima de 126 mg/dl duas vezes seguidas, a pessoa é considerada diabética.
Olhos, rins, nervos, coração e vasos sanguíneos são afetados por causa da grande quantidade de açúcar, o que leva ao mau funcionamento de vários órgãos... infartos, derrames, insuficiência renal. Uma doença que pode ser consequência do diabetes mal controlado é a impotência nos homens.
Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.
A longo prazo, a glicemia elevada pode causar sérios danos ao organismo. Entre as complicações, destacam-se lesões e placas nos vasos sanguíneos, que comprometem a oxigenação dos órgãos e catapultam o risco de infartos e AVCs.