Descubra a seguir tudo o que você pode fazer com a nota do Enem!
Para participar é preciso não zerar a redação do Enem e obter ao menos 450 pontos na soma das provas objetivas. A renda familiar não pode ser maior que três salários mínimos por pessoa e o candidato deve ter estudado o ensino médio em escola pública.
De 600 a 700 pontos: Engenharia (diversas), Direito, Jornalismo, Arquitetura e Urbanismo, Psicologia, Odontologia, Nutrição, Farmácia, Gastronomia; De 700 a 750 pontos: Medicina, Engenharia Civil (em algumas faculdades), Direito (em algumas faculdades).
Entrar em Medicina em faculdade particular com a nota do Enem. Muitas faculdades particulares, para atrair mais alunos, aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. O sistema é simples e sem burocracia: basta apresentar o desempenho no Exame e, se tiver pontuação suficiente, fazer a matrícula.
Usando o Enem para ingresso direto Muitas instituições de ensino da rede privada, geralmente bem menos concorridas do que as universidades públicas, aceitam a nota do Enem como forma de ingresso direto. Nesses casos, é só apresentar seu resultado e efetuar a matrícula.
O estresse também pode fazer parte das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mas saiba que não é obrigatório ter feito o Exame para entrar em uma boa faculdade particular. Muitas instituições, inclusive, trabalham com diversas formas de ingresso e têm iniciativas próprias de bolsas e descontos.