Reação aguda ao estresse também conhecida como Choque psíquico, Estado de crise, Fadiga de combate ou mais popularmente conhecido como "estado de choque" refere-se a uma resposta não adaptativa a uma situação de risco de vida ou perigo de entes queridos.
O estresse pode ser causado por preocupações no dia-a-dia, como muita cobrança no trabalho, trânsito muito intenso, não ter tempo para o lazer ou até o surgimento de alguma doença na família.
Preocupações, tensões ou medos em excesso podem causar ansiedade no ser humano. Dependendo das circunstâncias ou intensidade, a ansiedade pode se tornar um fenômeno patológico, isto é, prejudicial ao nosso funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal).
Superação – A perde de um filho é a maior dor emocional que o ser humano pode enfrentar. Além dela, traição, difamação, queda financeira ou ser vítima de violência estão entre as piores dores a serem esquecidas. Todas elas têm tratamento, mas este varia de acordo com a gravidade do trauma e a personalidade da pessoa.
São os seguintes:
Dependendo do nosso estado emocional e psíquico, o organismo pode gerar reações físicas como dores ou doenças, em um processo que é conhecido como somatização — quando isso ocorre com frequência, passa a ser chamado de transtorno de somatização, quando os sintomas passam a acontecer com frequência.
Os estudos científicos mostram que estas terapias alternativas têm sido eficazes no alívio da dor de cabeça e a fibromialgia.
A dor é a mais frequente causa de sofrimento físico que compromete a qualidade de vida. Tem seu papel protetivo: é o que impede que se caminhe após torcer o pé, o que evita que se deixe a mão sobre o fogo por muito tempo.
No entanto, a ausência da sensação dolorosa é perigosa, pois a dor indica ao organismo que algo está errado. Sendo assim, esta condição pode fazer com que lesões na cavidade oral, fraturas ósseas, infecções, entre outras passem despercebidas, uma vez que o indivíduo não sente dor alguma.